Paula Pitta | A TARDE On Line
>> Veja como e onde pagar suas contas durante a greve
Os bancários entram no terceiro dia de greve nesta sexta-feira, 1º, mas apesar da paralisação a população ainda encontra agências abertas em Salvador. De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários na Bahia, Euclides Fagundes, 90% das 98 unidades do Banco do Brasil, Caixa Econômica e Banco do Nordeste (BNB) na capital baiana estariam fechadas. Ele disse que é possível achar agências abertas nos shoppings ou longe do Centro da cidade.Se o cliente procura um banco privado, a chance de localizar uma agência aberta aumenta. De acordo com Fagundes, apenas 30% das 136 unidades do Bradesco, Itaú, Santander, Unibanco e HSBC estão fechadas. As áreas mais afetadas pela greve são os bairros da Barra, Itapuã, Comércio e Avenida Sete. Quem não encontrar uma agência aberta, pode recorrer aos caixas eletrônicos, internet banking ou atendimento por telefone.
Reivindicação - Os bancários cruzaram os braços para pressionar a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) a acatar o reajuste de 11%, além de aumentar a participação nos lucros (PLR) e outras melhorias trabalhistas. Mas a entidade oferece 4,29% de reajuste.
Não há mesa de negociação marcada para os próximos dias, de acordo com Fagundes. Já a próxima assembleia dos bancários em Salvador está agendada para esta segunda, 4, às 18h, no Ginásio de Esportes do Sindicato, no Largo dos Aflitos.
Fonte: A Tarde