Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, outubro 29, 2010

A 48 horas das eleições, Ibope indica 13 pontos de diferença entre Dilma e Serra

Por Redação, do Rio de Janeiro
A diferença de votos entre Dilma e Serra está aumentando nos últimos dias da campanha

A diferença de votos entre Dilma e Serra está aumentando nos últimos dias da campanha

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, manteve uma vantagem folgada sobre seu adversário José Serra (PSDB), com os dois candidatos oscilando dentro da margem de erro, mostrou pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira. Dilma tem 52% das intenções de voto contra 39% de Serra, uma vantagem de 13 pontos para a petista, segundo dados divulgados na noite desta quinta-feira.

No levantamento anterior do Ibope, divulgado em 20 de outubro, a petista tinha 51% e o tucano 40%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Os eleitores que pretendem votar em branco ou anular o voto se mantiveram em 5%, enquanto o grupo de indecisos também não sofreu alterações, seguindo em 4%. Considerando-se apenas os votos válidos, que excluem brancos, nulos e indecisos, Dilma tem no Ibope 57% e Serra 43%. Ela concentrava 56% na anterior e ele, 44%.

Há dois dias, o instituto Sensus indicou vantagem de 15,2% para Dilma nas intenções de voto. De acordo com o Vox Populi e o Datafolha, ambos desta semana, são 11 pontos pró-Dilma. A nova pesquisa Ibope foi realizada entre 26 a 28 de outubro junto a 3.010 eleitores.

Sem telemarketing

A pesquisa divulgada pelo Ibope foi realizada entre terça e esta quinta-feira, momento em que o tucano disparou milhões de ligações nos últimos dias, em uma ação classificada pela direção da campanha de Dilma como o “telemarketing da calúnia”. Diante do volume de denúncias levadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ministra Nancy Andrighi concedeu liminar que suspende imediatamente o serviço de telefonia, realizado pela empresa Transit do Brasil S/A, em favor da candidatura do tucano José Serra. O serviço contratado pelo PSDB divulgava informações caluniosas contra a candidata Dilma Rousseff.

Eleitores e eleitoras de vários Estados receberam, diariamente durante esta semana, ligações telefônicas com propaganda negativa contra a candidata Dilma Rousseff. O “telemarketing da calúnia”, denunciado por jornais mineiros e brazilienses, intensificou-se nos últimos dias. Trata-se de um novo procedimento dos adversários de Dilma, que espalharam uma série de boatos por e-mails e panfletos contra a candidata nos últimos meses.

Segundo o parecer da ministra do TSE, “a medida cautelar é necessária e premente, haja vista que tal propaganda irregular poderá causar estragos sem precedentes sobre a candidatura de Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores”.

Os principais temas tratados na ligação dizem respeito ao aborto e ao caso Erenice Guerra. Segundo os telefonemas caluniosos, a candidata Dilma Rousseff seria a favor de que mulheres façam aborto, corrupta, chefe de quadrilha, outros termos. No site Mulheres com Dilma, a eleitora Juçara relatou, por meio de comentário, que recebeu duas ligações desse telemarketing.

“Agora mesmo recebi 2 ligações, estão se passando por empresa de pesquisa, porém não se identificam. Apenas pedem para o eleitor teclar o número correspondente. O 1 para Serra, 2 para Dilma e 3 se o eleitor pretende votar nulo ou não tem intenção de ir votar?”, escreveu.

Indignada, Juçara reclama: “Ora, que eu saiba o voto é secreto no Brasil, não sou obrigada a declarar, ainda mais para uma gravação que nem se identifica!”

Sem o dispositivo, aliado à propaganda negativa que este fato significa para a campanha tucana, a tendência é de uma nova queda do tucano nas pesquisas que serão divulgadas nas próximas 48 horas.

Fonte: Correio do Brasil

Em destaque

Musk diz que vai depor, porque os brasileiros querem saber a verdade

Publicado em 27 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Elon Musk realmente colocou Moraes na sua alça de m...

Mais visitadas