Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, dezembro 08, 2009

Condutor pode perder o direito de dirigir e ter carro apreendido

Luiz Fernando Lima l A TARDE

Os condutores que foram multados nos últimos cinco anos devem consultar a quantidade de pontos acumulados neste período. Isto porque o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) abriu 1,9 mil processos para suspender a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dos motorista que acumularam 20 pontos ou mais em penalizações.
A responsável pela Coordenação de Acompanhamento de Processos de Habilitação (CAPH), Marineze Almeida, informa que as notificações foram entregues entre os dias 27 de novembro e 4 deste mês pelos Correios, com aviso de recebimento (AR).

Os condutores que não forem notificados terão seus nomes publicados no Diário Oficial do Estado. O prazo para recorrer às penalidades vai até 4 de janeiro. No caso de não apresentar justificativa, o condutor perde o direito de dirigir, podendo ter seu veículo apreendido caso seja abordado em alguma blitze. “Por isso, é importante que os condutores que cometeram infrações nos últimos cinco anos pesquisem sua situação”, confirma a coordenadora.

Segundo a coordenadora, a pena aplicada aos infratores é de 30 dias de habilitação suspensa, mais a imposição de fazer curso de reciclagem e exame de legislação.

Dados da Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) mostram que as infrações mais cometidas na cidade entre janeiro e outubro foram: velocidade acima do limite regulamentado na via (188.359 notificações), avanço do sinal e parada na faixa do pedestre (114.123), estacionamento em local proibido (27.685), uso do celular (11.278) e não uso do cinto de segurança (4.784).

Defesa - As pessoas notificadas podem apresentar sua justificativa na CAPH. O setor tem um prazo de 60 dias para checar as informações. Caso a defesa seja indeferida, o condutor ainda pode recorrer em outras duas instâncias.

A primeira é a Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) e a segunda, o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran). Enquanto o processo não estiver fechado, o direito de conduzir o veículo continua inalterado.

Consulte a sua quantidade de pontos na carteira nacional de habilitação (CNH) no site do Detran (clique aqui)
Fonte: A Tarde

Em destaque

“Querem jogar no colo da direita, mas atentado não afeta anistia”, diz relator

Publicado em 16 de novembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Valadares afirma que a anistia vai prosseguir no...

Mais visitadas