Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, outubro 03, 2008

Com apoio de Lula, Severino tenta voltar ao poder

RECIFE - "Severino Cavalcanti está contente feito menino". A afirmação foi feita ontem, por telefone, pelo aliado do candidato a prefeito de João Alfredo, no agreste, a 122 quilômetros do Recife, vereador Wilson França (PP). O comício realizado no início da semana, na cidade, sob o comando do ministro das Cidades, Márcio Fortes, aumentou a expectativa de vitória do ex-presidente da Câmara Federal, cujo sonho, aos 77 anos, é o de concluir sua vida política da mesma maneira que começou: como prefeito da sua cidade natal.
Na avaliação da ex-deputada estadual Ana Cavalcanti, filha do candidato e integrante da coordenação da campanha, o impacto da manifestação pró-Severino foi grande e pode ter um reflexo decisivo na sua eleição. Segundo ela, foi o maior evento político já realizado em João Alfredo em toda a sua história.
O ministro Márcio Fortes se apresentou como representante do presidente, que teve gravação em favor do candidato do PP reproduzida em um telão, na qual reforçou que Severino foi vítima da oposição ao seu governo, que o elegeu presidente da Câmara Federal e depois o derrubou ao perceber que ele não lhe faria oposição. O presidente já havia absolvido Severino do "mensalinho", em março, durante evento no Recife. Ficou conhecido como "mensalinho" a denúncia de pagamento de propina pelo empresário Sebastião Buani a Severino para manter restaurantes na Câmara Federal, o que o levou a renunciar em 2005.
Também apoiado pelo governador Eduardo Campos (PSB) - representado no comício pelo secretário estadual das Cidades, ex-ministro Humberto Costa - Severino centra seu discurso na importância de ser alinhado com as esferas estadual e federal do governo, o que vai facilitar acesso a projetos e benefícios para a cidade. E repete, sempre, não precisar de intermediários para abrir as portas de ministérios. "Eu sei onde ir buscar recursos para João Alfredo", costuma dizer, lembrando ser aliado de primeira hora do presidente Lula.
Sua coligação inclui o PT, PSB e PR. Seu opositor, Sebastião Manoel dos Santos (PSDB), entrou na política por suas mãos e já governou a cidade quatro vezes. Sebastião é apoiado pelo PTB, PDT, DEM, PTC e PRB. Na última eleição municipal, José Maurício Cavalcanti, filho de Severino, perdeu para a atual prefeita, Maria Sebastiana (aliada de Sebastião), que é bem avaliada pela população, por pouco mais de 300 votos.
"Dessa vez será diferente, é o próprio Severino que está na disputa", afirma Wilson França. Severino foi prefeito da cidade em 1964 e eleito duas vezes deputado estadual e quatro vezes deputado federal. "Tudo que existe na cidade foi trazido por Severino", atesta o vereador. Com população de 27 mil habitantes, João Alfredo tem 19.092 eleitores, aparentemente divididos. Quem está com Severino pinta sua casa de vermelho ou apresenta bandeiras desta cor. Os eleitores do opositor usam a cor amarela.
No comício, o ministro estava acompanhado do líder do PP na Câmara, deputado federal Fernando Montenegro (BA), além dos também deputados federais João Leão (BA) e Eduardo da Fonte (PE) Prefeitos da região e mais dois secretários estaduais (Transportes e Ressocialização) também foram apoiar a candidatura de Severino.
Para dar mais força à campanha do pai nesta reta final, José Maurício, superintendente do Ministério da Agricultura em Pernambuco, e Ana Cavalcanti, presidente do Instituto de Recursos Humanos do Estado, se licenciaram dos seus cargos há 15 dias.
Fonte: Tribuna da Imprensa

Em destaque

Abono extraordinário dos precatórios para professores da rede estadual é sancionado

                                             Foto Divulgação - SINDEDUCAÇÃO : Abono extraordinário dos precatórios para professores da rede ...

Mais visitadas