Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, abril 27, 2009

Genesco assume em Lagoa Santa

Bertha Maakaroun
Será diplomado prefeito nesta segunda-feira, em Lagoa Santa, Genesco Aparecido (PMDB), segundo colocado na eleição municipal. Aparecido obteve 30% dos votos válidos no pleito. A sentença que cassou o prefeito Rogério Avelar (PPS) e o seu vice, Leônidas Araújo de Oliveira (PP), foi proferida pela juíza eleitoral da comarca, Sandra Sallete da Silva. Rogério Avelar foi reeleito com 55,98% dos votos válidos e informa que vai recorrer da decisão ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) amanhã cedo, numa tentativa de permanecer no cargo até o julgamento do caso pela corte eleitoral. Rogério Avelar é presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel), que integra 34 prefeitos da Grande BH.
O processo de impugnação de mandato eletivo contra Rogério Avelar e o seu vice corre em segredo de Justiça. Eles são acusados de corrupção eleitoral e abuso de poder econômico. Ontem, Rogério Avelar considerou as alegações de Aparecido "frágeis" e assinalou haver indícios de que testemunhas teriam sido cooptadas.
Genesco Aparecido contestou. "A decisão da juíza foi muito fundamentada. Comprovamos no processo ter havido doação de dinheiro, contratação irregular de funcionários, distribuição de cesta básica e compra de votos durante a campanha eleitoral", afirmou Aparecido.
Segundo Júlio Firmino da Rocha Filho, advogado de Genesco Aparecido, a acusação de cooptação de testemunhas seria extemporânea. "O momento de alegar isso já passou, foi no curso das audiências. Nenhuma das testemunhas foi contraditada. As audiências foram longas", disse Firmino.
Rogério Avelar demonstrou ontem estranhamento com todo o processo. "É grande a fragilidade do processo. As testemunhas receberam vantagem financeira para depor contra mim", afirmou Rogério Avelar. O prefeito cassado considerou ainda o julgamento do caso atípico: "Numa sexta-feira, às 18h32, a sentença foi proferida. Não tivemos acesso à decisão para elaborar um recurso fundamentado ao TRE. Fomos inclusive impedidos de tirar cópia da decisão". Rogério Avelar sustentou ter havido "cerceamento de defesa". A sentença da juíza foi afixada no cartório eleitoral de Lagoa Santa.
Fonte: Estado de Minas (MG)

Em destaque

Não há chances de consenso sobre como combater o crime organizado

Publicado em 26 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Dum (Arquivo Google) William Waack Estadã...

Mais visitadas