quarta-feira, junho 04, 2025

Jeremoabo: Prioridades Invertidas e a Soberania Ignorada


Jeremoabo: Prioridades Invertidas e a Soberania Ignorada

A recente entrevista do presidente da Câmara de Vereadores de Jeremoabo, Neguinho de Lié, sobre a proposta de alteração da data de emancipação política do município, levanta uma série de questionamentos cruéis que precisam ser dirigidos ao mesmo. Em primeiro lugar, é imperativo indagar ao nobre vereador: quais as fontes históricas, quais os historiadores renomados e quais os livros que embasaram seu "convencimento" para tal mudança? A história de um povo não pode ser reescrita por meras conveniências ou por opiniões desprovidas de rigor acadêmico. Jeremoabo merece respeito à sua trajetória.

Em segundo lugar, se a intenção é verdadeiramente democrática, e não um mero ato autoritário, a sugestão mais justa e correta seria a realização de um plebiscito. A vontade do povo jeremoabense é soberana e, em matéria tão fundamental como a identidade histórica do município, a decisão final deve pertencer aos cidadãos, e não a um grupo seleto de parlamentares. Mudar uma data tão significativa sem consultar aqueles a quem a história pertence é um flagrante desrespeito à democracia participativa.

Mas, para não nos alongarmos em discussões que parecem tangenciar o supérfluo, a pergunta mais incisiva e pertinente ao presidente da Câmara é: quais os benefícios concretos que essa alteração de data trará para Jeremoabo? Quais as prioridades urgentes que serão magicamente resolvidas com essa mudança? O próprio vereador, em inúmeras ocasiões, referiu-se às deficiências crônicas na saúde, à precariedade da educação, à perene falta d'água, à insegurança que assola a cidade, à ausência de emprego e, em suma, à falta de dignidade que aflige a população. Por quatro longos anos, ecoou a máxima de que "água mole em pedra dura tanto bate até que fura". Será que, por um acaso, furou tudo?

É desconcertante que o presidente da Câmara, que antes parecia tão imbuído da missão de resolver os problemas fundamentais do município, agora pareça ter abandonado essas pautas para se dedicar a uma discussão que beira o "sexo dos anjos". Será que o maior e mais importante problema existente em Jeremoabo, neste momento, é discutir uma mudança de data? É inconcebível que, diante de um cenário tão carente em áreas vitais, a energia e o tempo da Casa Legislativa sejam direcionados para um debate que, na prática, não trará nenhuma melhoria concreta à vida dos cidadãos.

A população de Jeremoabo espera de seus representantes uma atuação focada nas reais necessidades do município, e não em discussões que desviam o foco dos problemas urgentes. O que se espera é que os vereadores utilizem seus mandatos para, de fato, cobrar melhorias na saúde, na educação, no saneamento, na segurança e na geração de empregos. A história não pode ser um mero palco para caprichos políticos, enquanto as necessidades básicas do povo permanecem negligenciadas. A verdadeira prioridade é a dignidade do povo jeremoabense, e não a reescrita de sua história por conveniência.

Em destaque

Tarcísio se curva a Bolsonaro e afirma: “Meu interesse é ficar em São Paulo”

Publicado em 29 de janeiro de 2026 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Tarcísio atende a Jair Bolsonaro e vai disputar s...

Mais visitadas