quinta-feira, dezembro 14, 2023

NATAL NA PRAÇA DO JARDIM O RETORNO

 NATAL NA PRAÇA DO JARDIM


O RETORNO

Fonte: JV PORTAL / JEREMOABO TV


Neste mês de dezembro de 2023, a tradicional celebração natalina voltou ao seu berço inicial. 

A celebração natalina em família na praça do jardim era mais do que uma simples reunião; era um encontro ansiado por muitos, mas que, por um tempo, esteve subjugado às regras estabelecidas. Por determinação do padre local a tempos atrás, colocou um véu sobre essa tradicional festividade. No entanto, a luz da esperança e da união nunca cessou de brilhar nos corações daqueles que ansiavam por reviver tal momento especial.

Relata a professora Helenita, o Natal em família existe a mais de 40 anos. Com a chegada da saudosa D. Lina de Salvador a Jeremoabo, juntamente com a professora criaram uma média de 4 a 5 grupos para a celebração das novenas em nove ruas da cidade durante o período de  6 anos.  Com a ajuda da Irmã Teresa Vasconcelos que tinha uma certa influência na catequese, o grupo aumentava consideravelmente. Com a partida da Irmã Teresa Vasconcelos D. Helenita entendeu que na praça Cel Antônio Lourenço ou como é chamada Praça do Jardim, seria o local ideal. Contando com a ajuda do Sargento Mário que era homem bastante religioso, o entusiasmo do grupo foi renovado.

D. Helenita tendo feito uma viagem à Capital Sergipana Aracajú, foi surpreendida pelo o grupo que a procurou, informando que a novena no jardim havia acabado por determinação do pároco Ramos. Com isso, a professora e corajosa mulher, disse a todos que a novena não acabaria, transferiu para a Igreja da Rosa Mística. Mas, segundo a coordenadora, viu que faltava algo para o brilhantismo. O coração ainda encontrava-se fechado diante da tristeza por ter acabado a celebração na praça.

Não dando certo na Igreja da Rosa Mística, o grupo foi transferido para a Praça da Rodoviária, mais um fracasso. Seguindo em frente, o grupo foi deslocado mais uma vez, vindo para a Praça José Almeida de Castro, conhecido por todos, como praça de Renato e Liberato, sendo bem acolhidas, mas no entanto, o grupo sentiu que os comerciantes ficaram impossibilitados de gerar qualquer som durante a celebração ou mesmo de colocar às mesas na praça para atendimento dos clientes. Tristeza para todos. Deu-se uma trégua.

Neste mês de dezembro de 2023, a tradicional celebração natalina voltou ao seu berço inicial.  D. Helenita juntamente com o grupo de incansáveis entusiastas que ergueram a bandeira da tradição, da união e do espírito natalino, estão festejando com muita alegria, determinação e perseverança. Todos uniram esforços para trazer de volta essa celebração tão querida, que significava tanto para a comunidade.

A novena conta com dois temas: um sobre a Paz e, o outro sobre o Evangelho propício do dia.

Seu exemplo ecoará por muito tempo, inspirando outros a preservarem o verdadeiro espírito do Natal: o amor, a união e a partilha entre todos.

Deve-se registrar, que autoridade eclesiástica nenhuma, seja ela do maior ao menor grau, pode interferir ou mesmo acabar com os costumes e tradição de um povo. Pode até melhorar, mas acabar, jamais.

Que este ato cometido pelo o pároco anos atrás, seja extinto do nosso seio e, que o povo tenha a coragem de repudiar e, não acolher tais determinações desastrosas. Caso contrário, podemos afirmar, que Jeremoabo é a cidade do já teve, do já foi ou mesmo do já era.

Doações colocadas nos pés de Maria
Que esta tradição perdure por gerações, lembrando-nos sempre que, mesmo diante das adversidades, a união e o amor podem restaurar o mais profundo significado do Natal.


Nota da redação deste Blog - Mesmo embelezando uma das principais praças de Jeremoabo falar em cultura, costumes e tradição em Jeremoabo durante o governo do pai Deri é uma temeridade. O prefeito tem demonstrado uma clara falta de interesse e respeito pela cultura local.

A demolição do Juazeiro Centenário, uma árvore centenária que era um símbolo da cidade, é um exemplo claro dessa falta de sensibilidade. A árvore era um ponto de encontro para a população e um local de preservação da memória local. Sua destruição foi um ato de vandalismo que feriu o sentimento de identidade dos moradores de Jeremoabo.

A demolição do Parque de Exposição também é um exemplo da falta de interesse do prefeito pela cultura. O parque era um espaço importante para a realização de eventos culturais e sociais. Sua demolição foi um golpe para a cultura local, que já vem sofrendo com a falta de apoio do governo municipal, aliás os Parque de Exposição só foi demolido graças a covardia e omissão dos veraedores. Parque esse que lembrava o nome do filho dessa grande mulher de coração Jeremoabense, todavia o prefeito ignorou a simbologia que aquilo representava para essa ilustre cidadã .

Além disso, o prefeito tem negligenciado a manutenção de praças, escolas e unidades de saúde. As praças estão abandonadas e tomadas pelo mato, as escolas estão caindo aos pedaços e a saúde pública está em estado crítico.

O governo do pai Deri tem sido um desastre para a cultura e a tradição de Jeremoabo. O prefeito tem mostrado uma clara falta de compromisso com a cidade e com seus moradores.

Enquanto isso o prefeito já está treinando para quando for dançar a VALSA DA DESPEDIDA; isso porque a lei do retorno está prestes a chegar.


Em destaque

Presidente do BC mandou vários recados ao ministro Toffoli no Supremo

Publicado em 25 de dezembro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Galípolo disse aos jornalistas que tudo está doc...

Mais visitadas