Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, dezembro 14, 2023

Congresso dos EUA de maioria republicana abre formalmente investigação sobre possível destituição de Biden




O processo praticamente não tem chances de sucesso, mas representa um estorvo para a Casa Branca antes das eleições presidenciais de novembro de 2024, em que Joe Biden tentará a reeleição 

O Congresso dos Estados Unidos aprovou nesta quarta-feira (13) a abertura formal de uma investigação sobre uma eventual destituição do presidente Joe Biden devido aos negócios nebulosos do seu filho no exterior.

O processo praticamente não tem chances de sucesso, mas representa um estorvo para a Casa Branca antes das eleições presidenciais de novembro de 2024, em que Joe Biden tentará a reeleição.

Os conservadores, que têm maioria na Câmara dos Representantes desde janeiro, acusam o líder democrata de ter usado a sua influência quando era vice-presidente de Barack Obama (2009-2017) para permitir que seu filho Hunter fizesse negócios na China e na Ucrânia.

"Joe Biden mentiu repetidamente ao povo americano", acusou o chefe do comitê de investigação da Câmara dos Representantes, James Comer.

A resposta do presidente foi imediata: "Em vez de fazerem seu trabalho, decidem perder tempo com essa artimanha política infundada que até os republicanos no Congresso reconhecem que não é apoiada por fatos", reagiu Biden, minutos após a votação.

Horas antes, Hunter deu uma entrevista coletiva em que negou as acusações contra seu pai. "Permitam-me dizer o mais claramente possível: meu pai não participou financeiramente dos meus negócios", enfatizou, perante o Congresso.

Hunter admitiu que cometeu erros, mas acusou "os trumpistas" (apoiadores do ex-presidente republicano Donald Trump) de tentarem "desumanizá-lo" para "prejudicar" seu pai.

AFP / SWI

***

Biden chama inquérito de impeachment contra ele de “golpe político infundado”

Republicanos investigam possível ganho financeiro de Biden com negócios no exterior da família

Por Samantha Waldenberg

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chamou a abertura de inquérito de impeachment contra ele como um “golpe político infundado”. A Câmara dos EUA aprovou a formalização do inquérito por 221 a 212 nesta quarta-feira (13).

“Em vez de fazerem qualquer coisa para ajudar a melhorar a vida dos americanos, eles estão concentrados em me atacar com mentiras”, comentou Biden.

“Em vez de fazerem o seu trabalho no tema urgente que precisa ser abordado, eles estão optando por perder tempo com esse golpe político infundado que até mesmo os republicanos no Congresso admitem não ser apoiado por fatos”, afirmou.

O presidente citou questões como a economia, a fronteira sul dos EUA, a Ucrânia e Israel e ressaltou que “os republicanos no Congresso não agirão para ajudar”.

Ele também falou sobre o recesso dos Republicanos antes que tenham agido para progredir em qualquer uma dessas questões.

“Há muito trabalho a ser feito. Mas depois de perder semanas tentando encontrar um novo presidente da Câmara e tendo que expulsar seus próprios membros, os republicanos no Congresso estão saindo por um mês [recesso] sem fazer nada para enfrentar esses desafios urgentes”, pontuou.

CNN

Em destaque

Com Esta Câmara de Vereadores, Esqueçam o Impeachment

  A realidade política muitas vezes traz expectativas que acabam sendo frustradas, especialmente quando envolvem processos delicados, como o...

Mais visitadas