Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, julho 02, 2023

Barrar Bolsonaro não faz Brasil melhor que os EUA, afirma o New York Times

Publicado em 2 de julho de 2023 por Tribuna da Internet

Nelson de Sá
Folha

A cobertura americana sofre novo espasmo de inveja institucional, com a condenação de Jair Bolsonaro e o contraste com Donald Trump. “Brasil leva a melhor sobre os EUA”, no título da conservadora mas antitrumpista National Review.

Já o New York Times de domingo aborda, de forma neutra, “Por que Bolsonaro foi barrado no Brasil, mas Trump pode se candidatar nos EUA”. A edição impressa também foi assim, “Nos EUA, Trump está concorrendo. No Brasil, Bolsonaro foi barrado”.

PROPENSO AO ABUSO – No texto: “O sistema nos EUA deixou o destino de Trump nas mãos dos eleitores e do processo judicial lento e metódico. No Brasil, os tribunais têm sido proativos, rápidos e agressivos”.

O jornal ouve do acadêmico americano Omar Encarnación, estudioso dos sistemas de ambos, que é possível defender os dois. Mas ele enfatiza os problemas do brasileiro, que “sendo tão centralizado também é mais propenso a abuso”.

Um argumento é que os mesmos tribunais tiveram, como descreve o jornal, “papel central na investigação apelidada de Lava Jato que enviou o presidente Lula para a prisão”. Para Encarnación, “a ousadia com que têm atuado, não só contra Bolsonaro, mas até contra Lula, sugere que estão se comportando de forma temerária, até repressiva”.

GENOCÍDIO E MARIELLE – Irmã da vereadora Marielle Franco, assassinada há cinco anos, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, foi entrevistada por cerca de 20 minutos pela britânica BBC, com transmissão no Brasil na sexta (30) e áudio acessível via internet. Entre suas respostas:

“Quando digo genocídio de negros no Brasil, tenho certeza do que estou falando. Marielle também foi vítima. Espero que nunca mais ganhem eleição neste país “os políticos que inspiraram as pessoas a pensar que tudo bem matar uma mulher negra ou um homem negro”.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– Como se dizia antigamente, a respeito do Brasil os americanos estão “mais por fora do que umbigo de vedete”. Ainda não perceberam a decadência do Judiciário brasileiro, que se mete em política de uma forma absolutamente leviana, a ponto de soltar um criminoso como Lula, a pretexto de impedir que Bolsonaro se reelegesse, como se os eleitores fossem idiotas e não tivessem a menor condição de escolher outro candidato. O fato concreto é que os americanos não conseguem entender como o Brasil funciona (mal e porcamente). (C.N.)

 

Em destaque

Leia a íntegra do relatório da PF: Moraes retira sigilo do inquérito sobre golpe tentado pela organização criminosa de Bolsonaro

  Leia a íntegra do relatório da PF: Moraes retira sigilo do inquérito sobre golpe tentado pela organização criminosa de Bolsonaro O ministr...

Mais visitadas