em 27 jul, 2023 4:00
Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Por redação do site Alô Sergipe:
Nos últimos dias, a região do alto sertão sergipano tem sido agitada por informações que circulam a respeito de uma suposta articulação entre o Senador Rogério Carvalho e o Prefeito Licenciado Weldo Mariano. Segundo as especulações, o objetivo dessa articulação seria possibilitar o retorno do Prefeito à prefeitura. A polêmica teve início com um áudio vazado em que o ex-vereador Caloi do Povão menciona que o Senador estaria envolvido em movimentações financeiras duvidosas, supostamente arrastando uma quantia milionária de R$ 2.800.000,00 na cidade de Canindé.
As suspeitas ganharam ainda mais força quando o Prefeito Licenciado Weldo Mariano colocou à venda alguns de seus bens, levantando questionamentos sobre suas motivações. Uma página local da região divulgou informações sobre os possíveis imóveis e propriedades à venda, o que alimentou ainda mais as denúncias e suspeitas.
De acordo com uma fonte da região, Weldo Mariano não estaria mais agindo de forma independente, mas sim tomando decisões com base em pressões externas e acordos com empresários. Rumores apontam que a venda de sua fazenda em Santa Brígida, na Bahia, teria o objetivo de arcar com um acordo feito com um dos oito vereadores, supostamente para evitar um processo de impeachment. A fonte mencionou que esse vereador teria dado um prazo até segunda-feira, 24 de julho de 2023, para o cumprimento do acordo.
Apesar das acusações, acredita-se que os vereadores não cederão a tentações, priorizando o interesse da cidade e sua gestão voltada para o bem-estar da população, em vez de interesses próprios. A página responsável pelas divulgações das informações está aberta para que os vereadores se manifestem ou reafirmem suas posições sobre o assunto, buscando esclarecer a situação perante a população. Enquanto isso, a população do Alto Sertão aguarda ansiosamente por mais detalhes sobre o desenrolar dessa polêmica que abala o cenário político da região.
Perguntar não ofende Uma semana após a saída de d. João Costa da Arquidiocese de Aracaju, será que os seus ex-colaboradores já foram visitá-lo? Ou farão o mesmo que fizeram com D. Palmeira Lessa? Parece que a única coisa que interessa à cúpula clerical é o poder.
Perdeu a oportunidade Apesar da renúncia de d. João Costa, que aliás foi obrigado a renunciar, os seus ex-colaboradores continuam, infelizmente, fazendo parte da cúpula transitória do Administrador Apostólico. “Foi um grande erro mantê-los e pagará pela escolha. Eles também foram responsáveis por toda a situação ocorrida na Arquidiocese,” disse um atuante leigo.” Misericórdia.
Quem manda? O comentário na boca miúda em Sergipe é que quem manda mesmo na Arquidiocese de Aracaju são os padres Genário, o vigário-geral e todo-poderoso primeiro-ministro, Éverson, o chanceler, Jadson, o ecônomo, Marcelo, o ministro da propaganda e o ex primeiro-ministro. “A briga pelo poder é entre eles mesmos. Eles atropelam qualquer um que discordarem deles,” desabafou um leigo. Crendeuspai, o Administrador Apostólico que se cuide.
Viralizou E viralizou nas redes sociais o vídeo acima do pe. Paulo Moura, pároco de Macambira e vigário-forâneo, no maior rebolado. Os comentários negativos da comunidade católica não param de chegar ao blog. Arrepare, Osmário, será que era a dança do tchan? Esse padre da dança é aquele de Macambira que teve a maior confusão com o vereador de lá. Relembre aqui.
Nos círculos políticos de São Cristóvão, uma chapa promissora vem ganhando força e atenção Com Armando Jr como pré-candidato a prefeito já confirmado, os rumores apontam para uma composição ainda mais sólida com Nelio Miguel Jr ocupando a posição de vice. Com o suposto apoio do influente deputado federal Rodrigo Valadares, essa união promete unir forças em prol do desenvolvimento da cidade e despertar o entusiasmo dos eleitores, que vislumbram um futuro promissor sob essa possível liderança.
Plano Diretor O vereador Ricardo Marques (Cidadania) esteve com juíza federal Dra. Telma Maria Santos Machado, da 1ª Vara da Justiça Federal em Sergipe. A magistrada está a frente dos processos que tratam da revisão do Plano Diretor de Aracaju e do projeto de drenagem e esgotamento sanitário do bairro Jabotiana. Ela também esteve de 2009 até 2021 responsável por todas a decisões relacionadas ao projeto de macrodrenagem e rede de esgotamento dos bairros da zona de expansão de Aracaju.
Plano Diretor II Segundo o vereador, o objetivo em procurar a magistrada foi entender as complexidades legais e técnicas desses processos, que impactam diretamente no futuro de Aracaju. A juíza federal Telma Maria, que também é Bióloga, tem conduzido os processos com zelo, buscando solucionar os problemas relacionados as questões sociais, ambientais e econômicas dessas regiões.
Laércio apresenta os impactos da Lei do Gás em palestra para acionistas e colaboradores da Sergas Com o tema “Cenário de Oportunidades: Gás e Fertilizantes”, o Senador Laércio Oliveira (PP-SE) realizou uma palestra na manhã de ontem, 26, para acionistas e colaboradores da Sergipe Gás (Sergas), sobre a importância da Lei do Gás para o desenvolvimento do país e do Estado de Sergipe. O evento faz parte do planejamento da empresa para os próximos cinco anos.
Avanços Laércio destacou os avanços do setor a partir da nova Lei do Gás, que ele relatou em 2021 na Câmara dos Deputados. Segundo o senador, a nova legislação estabelece condições para a retomada do crescimento da indústria nacional e sergipana e um dos principais benefícios da nova lei é proporcionar, a médio prazo, um preço de gás mais acessível para consumidores residenciais, industriais e comerciais. “O que nós almejamos é que esse gás alcance as pessoas que precisam de uma política social mais sólida, de políticas sociais que tenham uma porta de entrada e uma porta de saída gigante”, comentou.
Perspectiva de produção SE A perspectiva, a partir de 2028, é de produção de 240 mil barris de petróleo por dia e 18 milhões de metros cúbicos de gás por dia no estado de Sergipe, através do PrOjeto Sergipe Águas Profundas. Segundo Laércio, um dos grandes gargalos do país é a falta de infraestrutura para operacionalizar toda a riqueza que o gás natural pode proporcionar. “Nós precisamos colocar esse gás dentro dos dutos. Por isso, me dediquei à elaboração do Projeto de Lei que cria estímulo ao escoamento e consumo de Gás Natural (Proescoar), que prevê benefícios para aumento da produção nacional e desenvolvimento do mercado de gás natural no país”, destacou o senador.
Propostas Laércio também citou outro projeto de sua autoria, o Programa de Desenvolvimento da Indústria de Fertilizantes (Profert). O Brasil importa pelo menos 85% dos fertilizantes utilizados no agronegócio. Ele também comentou sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2019 que altera o Sistema Tributário Nacional, conhecida como Reforma Tributária, que foi aprovada pelos deputados federais no dia 7 de julho e que deverá chegar ao Senado Federal em agosto após o recesso parlamentar. Ele criticou o projeto e disse que o mesmo afeta diretamente o Nordeste e o setor de serviços porque prevê aumento de impostos.
Destaque nacional O diretor presidente da Sergas, José Matos, elogiou a atuação do senador Laércio Oliveira na relatoria da nova Lei do Gás e disse que foi graças ao seu empenho que hoje tem a abertura do mercado de gás. “Foi uma grande satisfação ter o senador Laércio aqui conosco, uma pessoa que tem uma identidade muito próximo com a Sergas, desde a lei do gás e todas as lutas que ele vem travando até hoje para o desenvolvimento do gás no país e, principalmente, em Sergipe”, disse Matos.
Beneficiários podem esclarecer dúvidas sobre desconto do Ipesaúde no contracheque de forma presencial na sede do instituto Entrou em vigor neste mês de julho o reajuste do Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde), previsto na Lei nº 9.226/2023, que reestruturou a autarquia. O desconto em folha referente ao benefício é no percentual de 6% para titulares, e de acordo com o que consta no Art.14 da Lei, Inciso II, para beneficiários-dependentes (pai e mãe, desde que não tenham rendimentos próprios e não sejam beneficiários-contribuintes do Ipesaúde), no percentual de 8%. Já a contribuição mensal dos demais beneficiários-dependentes, os valores pagos obedecem aos percentuais estabelecidos em tabela, bem como para os beneficiários-contribuintes decorrentes da celebração de convênios com Prefeituras e Câmaras Municipais, que pagam a tabela de valores fixos, por faixa etária.
Dúvidas desconto Muitos servidores estão com dúvidas em relação ao desconto realizado na folha de pagamento, e que consta no contracheque, relativo ao benefício do Ipesaúde. Para sanar os questionamentos, o instituto informa que está realizando o atendimento presencial dos beneficiários na sede da autarquia, localizada na Rua Campos, 177, no Bairro São José, no horário das 7h às 15h45, para liberação de senha, e o atendimento é feito até as 16h. Os servidores também podem procurar o setor administrativo-financeiro dos seus órgãos de origem, de posse do seu contracheque, para tirar dúvidas relacionadas ao desconto com o reajuste.
Avaliação Ao chegar à autarquia, o servidor terá a avaliação do seu caso, realizado pela equipe da Diretoria de Controle e Cadastramento com os Beneficiários (Dircab). A presidência do Ipesaúde ressalta que tudo o que foi aprovado está sendo praticado rigorosamente, de acordo com a Lei e com todas as alíquotas parametrizadas. Acesse a nova Lei aqui.
INFONET