Quando Tista de Deda estava prefeito houve um projeto de asfaltar uma ligação entre a sede e os Bairros Brotas e Santo Antônio em Jeremoabo, que poderia resultar na derrubada de uma árvore centenária conhecida como Juazeiro, hoje assassinada pelo demolidor de Jeremoabo. O ex-prefeito, conhecendo a importância histórica dessa árvore para o município, defendeu a preservação dela, rejeitando a ideia de derrubá-la.
Só que o Tista é de Jeremoabo e tem compromisso com a terra onde nasceu, já o atual prefeito nem de Jeremoabo é, talvez esse seja um dos motivos para destruir as benfeitorias dos ex-prefeitos naturais de Jeremoabo, com raizes profundas .
No entanto, ratifico o atual prefeito que não possui um vínculo forte com Jeremoabo, demonstrar através atos e atos nefastos não estar comprometido com a preservação das tradições e patrimônios locais. Isso está levando a preocupações de que decisões sem consideração pela história e cultura da região possam levar a resultados prejudiciais para a cidade, aliás já está levando. A metáfora do "instinto de escorpião" sugere que as ações do atual prefeito podem ser maliciosas ou prejudiciais para a comunidade, e a situação é vista como preocupante, com previsões negativas para o futuro.
O estrago já está bem adiantado tanto na parte ética, moral cultural, histórica, financeira e patrmonial.
Jesus disse: “Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos dilacerem” .