Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, julho 28, 2023

Eólica e termelétrica tiraram terras/sustento comunidade pesqueira SE

  em 28 jul, 2023 4:00 

Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça

          “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


Reportagem da Agência Pública – Agência de Jornalismo Investigativo

Publicada ontem, 27.07.2023, por Díjna Torres, Priscila Viana.

No encontro do rio com o mar, no município da Barra dos Coqueiros, em Sergipe, está o sustento de diversas famílias pesqueiras, agricultoras e extrativistas. Porém, elas têm sido ameaçadas e expulsas de seus territórios por grandes empreendimentos energéticos, entre eles o Parque Eólico de Sergipe e a Usina Termoelétrica Porto de Sergipe I, considerada a maior termelétrica a gás natural da América Latina.
Barra dos Coqueiros, conhecido também como Ilha de Santa Luzia, tem aproximadamente 41 mil moradores e localiza-se a três quilômetros da capital Aracaju. Ambos os municípios são separados pelo rio Sergipe, fonte de subsistência de comunidades pesqueiras e marisqueiras. As encostas do rio são ambiente ideal para o plantio de espécies da restinga, a exemplo da mangaba, fruta símbolo do estado, que também é fonte de renda para os moradores locais, assim como a coleta de cocos. Essas atividades estão sendo ameaçadas pelos impactos dos empreendimentos energéticos, bem como pela liberação desenfreada dos condomínios de luxo no território.

De acordo com informações da prefeitura da Barra dos Coqueiros, somente neste primeiro semestre de 2023, seis licenças ambientais já foram liberadas para novas construções de condomínios e 14 estão em vias de liberação.

“Você viu a torre [eólica] dentro do mangue? Cercaram tudo ali, acabaram com as várzeas, não tem mais nada que dê para a gente pescar, catar marisco”, diz Bruno, morador da comunidade Cajueiro. Os moradores de comunidades pesqueiras de Barra dos Coqueiros pediram para ter sua identidade preservada por medo de represálias. Eles afirmam que vivem sob constante ameaças por representantes do parque eólico e da usina e do poder público local (especificamente a Secretaria do Meio Ambiente). Há denúncias de ameaças verbais, corte de energia elétrica, cerceamento com construção de cercas, por parte do secretário de Meio Ambiente do município da Barra dos Coqueiros, Edson Aparecido, que em alguns momentos teria chegado acompanhado de policiais.

“Volta e meia Edson [Aparecido, secretário de Meio Ambiente] aparece aqui com policiais, sem avisar nada, fizeram isso na hora que mandaram cortar a energia, vieram com os carros de polícia e mandaram cortar”, afirma o morador André. “Falam que a gente tem que sair daqui e chegaram a nos encurralar com essa cerca. Só tem porteira porque nós batemos o pé, senão não teríamos como entrar ou sair da nossa comunidade, eles queriam botar cerca em tudo aqui, mas aí a gente não ia ter como sair. Sempre que começamos uma reforma em alguma casa, ele vem e manda parar, porque diz que não pode, que em breve teremos que liberar a área. Nós todos aqui temos plantações, temos quintais produtivos, criamos animais, aqui também é local de trabalho e produção”, diz Paulo, também morador da comunidade Cajueiro. Toda matéria aqui.

Fazendo hora extra Na quarta-feira, 19, após a divulgação da renúncia do arcebispo, o ecônomo da Arquidiocese de Aracaju, pe. Jadson, aquele que ficou famoso por ter vendido o carro particular para a paróquia onde trabalha, decidiu fazer hora extra na cúria durante 3 dias. Muitos paroquianos disseram que ele nem apareceu para celebrar a missa na paróquia. O que aconteceu? Por que ficou o dia inteiro trabalhando na cúria durante os dias 19, 20 e 21? Arrepare, Osmário, que mistério é esse? Na boca miúda de Sergipe o que se diz é que o ecônomo é quem manda nas finanças da Arquidiocese.

 Turma do banheirão Após a divulgação, neste blog, sobre a “turma do banheirão,” que frequenta banheiros de shoppings e supermercados em busca coisas impróprias, um seleto grupo desapareceu dos banheiros públicos. Após o comentário de Diego Bittencourt, a turma assustada decidiu tirar férias. Um vídeo e fotos recebidos pelo titular deste espaço deixaria muita gente com insônia. Misericórdia.

É o tchan E a parada de sucesso do momento em Sergipe é “segura o tchan, amarra o tchan.” De Macambira para o mundo não se fala em outra coisa. Crendeuspai.

Republicanos já está sendo chamado de “Partido Sonrisal É público e notório que o Republicanos, até as eleições de 2022 em Sergipe, era considerado um dos principais partidos nas articulações políticas. Tanto é verdade que, por eleições consecutivas, teve nomes ventilados para vice-governador em chapas que disputavam o governo estadual. Porém, agora, com o deputado Gustinho Ribeiro no comando, há uma debandada geral das bases. Uma das primeiras a deixar o barco ainda no ancoradouro foi a Pastora Salete, que entregou a presidência do Republicanos Mulher. Mas não é só isso, nas rodas políticas, o que se sabe é que muitos outros estão buscando outras opções. Não se surpreendam se aqueles que construíram o partido no Estado também descerem do barco. Pelo jeito, Gustinho quer um partido para chamar de seu, e a conta virá logo.

Governo planeja turismo no natal Na quinta, o governador Fábio Mitidieri recebeu o presidente da Fecomércio, José Marcos de Andrade, para tratar do Natal Iluminado. A programação deste ano se inicia em 18 de novembro e vai até 6 de janeiro.

Resultados imediatos Fábio destacou que o turismo é uma política de governo e que pretende transformar o estado em referência no setor. “Sou entusiasta do turismo, porque é uma atividade capaz de trazer resultados imediatos, gerando emprego e renda. Isso tem um peso gigantesco em um momento em que a população precisa de oportunidades”.

ANP e Inmetro não monitoram, fiscalizam E o blog recebeu de um leitor, uma denúncia enviada ao Procon informando que tem rede de postos de combustíveis fazendo propaganda enganosa divulgado que é “monitorada” pela ANP e Inmetro. Os dois órgãos não “vigiam” como na propaganda, mas sim fiscalizam com rigor de acordo com a legislação.

Yandra Moura acompanha encerramento da Festa de Senhora Sant’Ana em Boquim e Simão Dias A deputada federal Yandra Moura, vice-líder do União Brasil, acompanhou as festividades religiosas de encerramento da novena em homenagem à Senhora Sant’Ana, padroeira dos municípios de Boquim e de Simão Dias.

 Missa e procissão Durante a manhã, a parlamentar assistiu à Santa Missa na Igreja Matriz de Boquim. “Acompanhei a Santa Missa ao lado de diversos amigos e fiéis que se reuniram para exaltar a padroeira”, disse. Já no município de Simão Dias a deputada caminhou na procissão ao lado de amigos e lideranças políticas. “Mais um momento de fé e devoção à Senhora Sant’ana, padroeira do município. Com certeza é uma celebração especial de orações. Viva Senhora Sant’Ana”, comemorou Yandra Moura.

Pasta comandada por Márcio Macêdo assina Protocolo de Intenções com a Caixa para promover ações de diversidade e inclusão Em mais um ato de inclusão e valorização das diferenças, a Secretaria-Geral da Presidência da República assinou, na quinta-feira (27), um Protocolo de Intenções com a Caixa Econômica Federal, durante cerimônia na Caixa Cultural de Brasília (DF), com o objetivo de fortalecer uma cultura de respeito e diversidade no âmbito do Governo Federal.

Presenças e protocolos O evento contou com a presença da presidente da Caixa, Maria Rita Serrano, do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, da secretária-executiva da SGPR e ex-presidente da Caixa, Maria Fernanda Coelho, da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e de outras autoridades. Durante o evento também foram assinados Protocolos de Intenções da Caixa e os ministérios da Mulher, dos Povos Indígenas, da Igualdade Racial, e dos Direitos Humanos e da Cidadania. Os protocolos preveem a criação de um guia conjunto de boas práticas que estimulem a inclusão, ações de capacitação, entre outras iniciativas.

Política norteadora Em seu discurso, a presidente da Caixa, Maria Rita Serrano, ressaltou a importância da diversidade como uma política norteadora para a Caixa. “Nós não queremos falar de diversidade como um discurso apenas, nós incluímos isso no plano estratégico institucional como uma meta do banco a ser cumprida. Até 2026 nós precisamos ter nos cargos de chefias e direção a mesma proporcionalidade que nós temos no banco de mulheres, de negros, de pessoas com deficiências, de indígenas, de lgbtqia+”, disse ela.

Márcio: lutamos por um país diferente O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, ressaltou que o Brasil foi construído em bases escravocrata, paternalista, machista e preconceituosa e que o Governo Federal trabalha para construir uma realidade oposta a essa. “Nós lutamos por um país diferente de tudo isso, que seja economicamente viável, socialmente justo, politicamente democrático e ambientalmente sustentável. Esse é um gesto muito significativo na construção desse país que queremos e que está sendo liderado pelo presidente Lula”, afirmou.

Talento Macêdo agradeceu também à Caixa pelo “presente”, em referência à ex-presidente do banco e atual secretária-executiva da Secretaria-Geral, Maria Fernanda Coelho, que, segundo ele, é um talento da gestão brasileira. Maria Fernanda Coelho foi a primeira presidente mulher da Caixa, durante os anos de 2001 a 2006. “Quero reconhecer aqui o trabalho de cada um que fez valer esse projeto, que se inicia, e que se expanda para todas as empresas públicas”, disse Fernanda. A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, saudou a iniciativa ao afirmar que “cada vez que a gente tem a oportunidade de celebrar momentos como esse, eu penso na responsabilidade da transversalidade, da equidade, da paridade, e tudo isso vem quando a gente fala de diversidade”, afirmou ela.

 

Itabaiana: salários dos servidores antecipados para hoje, 28 O prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa, anunciou a antecipação do salário dos servidores municipais para hoje, 28. A notícia foi divulgada durante entrevista no programa Radiografia, na rádio FM Princesa. A data de pagamento ocorreria somente na segunda-feira, 31 de julho.

Movimentar a economia “Para não deixar os nossos servidores mais um final de semana sem o salário na conta, decidimos antecipar, assim a população poderá utilizar o dinheiro em nosso comércio e movimentar a economia local. A gente cumpre mais uma vez com a nossa obrigação e valoriza aquelas pessoas que são responsáveis pelo sucesso da nossa gestão”, disse Adailton.

Professores receberam salário dia 21 A prefeitura pagou antecipadamente, também, o salário dos professores na última sexta-feira, 21. Os professores recebem as suas remunerações todo dia 22.

 

 

 

Monte Alegre de Sergipe: VI ANIVERSÁRIO DO SARAU NO CORETO Neste sábado, 29/07/23, a partir das 16h, a população de Monte Alegre de Sergipe estará comemorando o VI ANIVERSÁRIO DO SARAU NO CORETO. Será na Praça José Soares da Costa a partir das 16h. Haverá a apresentação de quadrilha, capoeira, recitação de poema, artesanato, teatro, dança e música com artistas locais e o cantor sergipano Lucas Campelo.

INFONET


Em destaque

Será que a tão esperada CPI sobre o prefeito é apenas um joguinho político sem valor real?

                                                              Foto Divulgação -  jornaldacidade Estou recebendo essa mensagem agora à noite ...

Mais visitadas