Publicado em 7 de novembro de 2022 por Tribuna da Internet
Vicente Limongi Netto
Tudo indica que Jair Bolsonaro não dará trégua ao futuro governo. Não facilitará a vida do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. Lamentável e degradante que Bolsonaro continue agindo como político mesquinho, dissimulado, com sangue nas ventas, que não sabe perder. É óbvio que as atuais manifestações dos bolsonaristas já estavam programadas antes dos resultados do segundo turno.
Bolsonaro não tem grandeza de atitudes para admitir que as eleições foram limpas e democráticas.
FALTA POSTURA – Deveria ter educação, civismo e postura digna de chefe da nação. Não amesquinhar o cargo, tripudiando no vencedor do pleito. Não haverá terceiro turno. O esperneio é livre.
Nessa linha, são oportunas e sensatas as ponderações do senador Oriovisto Guimarães(Podemos-PR) na atenta “Coluna do Estadão”( 06/11): “Se Bolsonaro for sábio, pode capitalizar esse descontentamento com a eleição de Lula e voltar em 2026, mas não com cantoria em quartel, nem com bloqueios de estradas”.
OMISSÃO DA OAB – A atual OAB Nacional é uma tristeza. Peca por se omitir, diante dos graves problemas brasileiros. Antigamente a entidade era respeitada, presidida por expressivos e vigilantes juristas que não se escondiam e protestavam contra desmandos. Era uma trincheira das liberdades individuais e coletivas.
Hoje a OAB é lamentável e patética. Um retrato amarelado, caindo da parede, diria Drummond. Acomodada, não reflete mais os anseios populares. Não protesta, não repudia nem participa dos debates que interessam a sociedade e a nação.
O atual presidente da classe é enfadonho e obscuro desconhecido. Só não é barrado nas solenidades porque usa o broche da entidade na lapela.
SELEÇÃO MAL ESCALADA – Lista de Tite agride o bom senso. É capenga, deplorável e injusta. Não convocar o meia Paulo Henrique Ganso afronta o bom futebol. Entristece torcedores e a bola.
Tite e seus áulicos optaram manter a patotinha de jogadores afilhados. Será duro conquistar o hexa. Falsa humildade e empáfia de Tite não entram em campo. Não ganham o jogo.