Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, outubro 08, 2022

Para quem acredita em pesquisa, Quaest diz que apoiadores de Bolsonaro sobem para 50%

Publicado em 8 de outubro de 2022 por Tribuna da Internet

Charge 04/10/2022 | Jornal Folha de Londrina | Últimas Notícias de Londrina e do Paraná

Charge do Marco Jacobsen (Folha de Londrina)

Carlos Newton

Quem acompanha a Tribuna da Internet sabe a péssima opinião que o editor do blog tem a respeito das pesquisas eleitorais. Mesmo assim, se vê obrigado a informar que nesta quinta-feira, dia 6, foi anunciado o mais recente resultado da Quaest, indicando que já subiu de 44% para 50% o índice de eleitores que pretendem dar uma segunda chance para Bolsonaro.

Em tradução simultânea, o instituto está dizendo que Bolsonaro pode ganhar esta eleição, porque entrou em viés de alta, já que nas quatro pesquisas anteriores o percentual encontrava-se estável em 44%.

EM ALTA? -No dia 28 de setembro, antes do primeiro turno, 54% dos eleitores confirmaram à Quaest os levantamentos anteriores e responderam que Bolsonaro não merecia ganhar um novo mandato. Mas o índice desabou para 48% na pesquisa publicada nesta quinta-feira, mostrando que teria crescido em 6% o número de eleitores que concordam com uma segunda chance para Bolsonaro.

Bem, antes que os bolsonaristas saiam em motociata, carriata e jeguiata, comemorando a possível vitória, a mesma pesquisa traz resultados altamente conflitantes.  

Embora diga que Lula da Silva tinha 51% das intenções de voto, teria caído apenas 3 pontos, descendo para 48%, enquanto Bolsonaro, que tinha 40% teria subido um solitário ponto, para 41%.

E AGORA? – Como explicar que 50% dos entrevistados defendam que seja dada uma segunda chance a Bolsonaro, porém apenas 41% queiram votar nele? Que maluquice é essa? Quer dizer que 9% dos entrevistados aceitam reeleger Bolsonaro, mas sem votar nele?

Outro instituto, o Ipec (ex-Ibope) tem outra versão, dando Lula com 51% e Bolsonaro com 43% das intenções de votos. Ou seja, em votos válidos, Lula estaria eleito com 55% contra 45% de Bolsonaro.

E nesta sexta-feira saiu a nova Datafolha, considerada uma espécie de Oráculo de Delfos para TV Globo,  anunciou que Lula já estaria vencedor, com 53% dos votos válidos, contra 47% de Bolsonaro. A pesquisa é contraditória, porque a aceitação do governo Bolsonaro subiu 6 pontos, mas suas expectativas de voto continuariam estacionárias… 

###
P.S.
 – Portanto, fica claro que os institutos de pesquisa querem mesmo enlouquecer os eleitores, os candidatos e os partidos políticos. É por essas e outras que não dou a menor importância a essa eleição entre um ex-presidiário e um político que tinha tudo para também ser ex-presidiário, mas continua impune.  Os tais institutos podem pesquisar à vontade e até cometer erros de digitação dos números, conforme alegam, porque estou pouco ligando(C.N.)

Em destaque

Para Haddad, o inferno são os outros, incluindo o próprio Lula

Publicado em 19 de janeiro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Haddad deu uma entrevista contraditória Caio Junq...

Mais visitadas