Publicado em 5 de setembro de 2022 por Tribuna da Internet
Pedro do Coutto
Em reportagem publicada neste domingo no O Globo, Guilherme Caetano destaca que, com base em mensagens colocadas por bolsonatistas no Youtube e em outras plataformas, em vez de ajudar Jair Bolsonaro, na realidade o prejudica no esforço que desenvolve para deslocar as eleições presidenciais para o segundo turno marcado para o dia 30 de outubro se não houver maioria absoluta de Lula no primeiro embate a 2 de outubro.
A matéria focaliza vários exemplos de mensagens que vêm sendo colocadas e acredito que na medida em que se destaca a ameaça de uma ruptura democrática, torna-se mais difícil o caminho para a reeleição de Bolsonaro por motivos claros.
REJEIÇÃO – Primeiro, porque o golpe é rejeitado por 80% do eleitorado. Segundo, porque se alguém admite que um golpe inconstitucional seja fechado é porque tem dúvidas sobre os resultados sobre o seu candidato.
Admitir a possibilidade de derrotas é tirar votos do próprio candidato apoiado por mensagens radicais. Essas estão previstas para 7 de setembro, quarta-feira, dia do bicentenário da Independência do Brasil. Não funcionará, a exemplo do que ocorreu no último ano. Tiveram efeito negativo.
SENSIBILIDADE – É preciso, em política, ter sensibilidade para com o limite do possível e com a aceitação pela sociedade diante do que é proposto ou praticado.
Fatores que pesam contra o governo estão aí. Estímulos postos na economia podem até favorecê-lo, mas é preciso um acompanhamento de posicionamento democrático. Não é possível apoiar as urnas e as armas ao mesmo tempo.
DISPUTA PELO SENADO – O advogado Filipe Campello, meu amigo, gravou uma mensagem de apoio para a campanha de Alessandro Molon, excelente deputado, para o Senado Federal pelo Rio de Janeiro. Ele disse o seguinte junto com a imagem sua e do candidato: “Nunca foi tão fácil escolher um senador.” A escolha revela-se fácil, mas o resultado da disputa ainda está indefinido.
Reportagem de Lucas Mathias, O Globo de ontem, com base em dados do Ipec, aponta liderança de Romário com 30%, seguido de Molon com oito pontos, Cabo Daciolo com seis pontos, Clarissa Garotinho com cinco pontos e André Siciliano também com 5%. Daniel Silveira, cuja candidatura será decidida pelo TRE, registrou sete pontos.
O índice dos que vão votar em branco e nulos para senador é de 17%. Os indecisos, 18%. Para governador do estado consolida-se cada vez mais o segundo turno entre Cláudio Castro e Marcelo Freixo. Para senador, a decisão é um turno só.
SINAL DE ALERTA – A onda de corrupção e de falsificações através das telas da internet, chegou de forma intensa no FGTS e na Caixa Econômica Federal, como revela Letícia Lopes, edição de O Globo deste domingo. São fraudes que se concentram com mais intensidade nos saques de aniversário permitidos pela lei do FGTS. Estão sendo feitos saques em nome de titulares de contas que não fizeram a requisição.
Uma outra fraude, refere-se à empréstimos contratados em nome de trabalhadores e trabalhadoras que não os solicitaram e assim são surpreendidos com os encontros mensais com base em valores falsamente consignados. O sistema de vigilância da CEF está falhando. A relação das pessoas atingidas por fraudes é muito grande.
A Caixa Econômica não informou quantos são os casos, mas os golpes parecem se expandir. Pela legislação em vigor, os bancos são os responsáveis pela falta de fiscalização e vigilância.