Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, setembro 08, 2022

Revista inglesa The Economist afirma que Bolsonaro ameaça a democracia brasileira

Publicado em 8 de setembro de 2022 por Tribuna da Internet

Revista The Economist afirma que Bolsonaro é 'ameaça à democracia brasileira'

O título da revista é “O homem que poderia ser Trump”

Deu em O Globo

A revista britânica The Economist publicou nesta quinta-feira artigo no qual trata o presidente Jair Bolsonaro como uma “ameaça à democracia brasileira”, independente se ele ganhe ou perca as eleições deste ano. A publicação faz um paralelo entre Bolsonaro e o ex-presidente americano Donald Trump, que não reconheceu sua derrota em 2020.

Bolsonaro aparece em uma das capas da edição desta semana, com a chamada “O homem que poderia ser Trump”. A capa também afirma que o presidente brasileiro prepara sua versão da “Grande Mentira”, como ficou conhecida a alegação falsa de Trump sobre fraude na disputa, que perdeu para Joe Biden.

IGUAL A TRUMP – O texto afirma que os “instintos” de Bolsonaro são “tão autoritários quanto os de Trump” e que o presidente brasileiro está “constantemente procurando maneiras de destruir as estruturas” da democracia brasileiro. O candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, por outro lado, é classificado como um “esquerdista pragmático” que é “longe de ser o candidato ideal”, mas é “apoiador da democracia”.

A revista afirma que todas as pesquisas apontam que Bolsonaro “provavelmente irá perder”, mas que o presidente coloca em dúvida a credibilidade do sistema eleitoral brasileiro “sem nenhuma evidência” e que parece estar preparando o discurso de uma fraude.

A Economist diz que um golpe “provavelmente não vai ocorrer”, mas que “algum tipo de insurreição é possível.

INCITANDO A VIOLÊNCIA – O texto ressalta que Bolsonaro “rotineiramente incita a violência” e que seus apoiadores “estão mais armados do que nunca” devido à política de flexibilização da posse e porte de armas, e que por isso podem atacar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) caso Lula seja declarado vencedor.

A dúvida, de acordo com a revista, é de que lado as “forças militares” irão ficar.

Para The Economist, “o melhor resultado seria se Bolsonaro perdesse por uma margem tão grande que não pudesse alegar plausivelmente que ganhou”. A  revista afirma que outros países deveriam “apoiar publicamente a democracia brasileira, e discretamente deixar claro para os militares brasileiros que qualquer coisa minimamente parecida com um golpe faria o Brasil parecer um pária”. O texto conclui afirmando que os “eleitores brasileiros deveriam resistir ao impulso de um populista declarado” e que o Brasil “merece melhor”.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – A reportagem da The Economist foi publicada na mesma data em que Donald Trump deu uma declaração favorável a Bolsonaro nas redes sociais. ““O presidente Jair Bolsonaro, do Brasil, ‘Trump dos Trópicos’, como ele é carinhosamente chamado, fez um excelente trabalho pelo povo maravilhoso do Brasil”, escreveu o ex-presidente americano, dizendo que Bolsonaro tem ligado muito para ele e é “maravilhoso”. Resta saber se elogio de Trump melhorar ou piora a imagem de Bolsonaro. (C.N .)

Em destaque

JEREMOABOFM 106: DEBATE DE JEREMOABO 03/10/2024

Mais visitadas