Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, setembro 03, 2022

Pesquisa é um alerta para Lula do fiasco da estratégia do voto útil




Por César Felício (foto)

O Datafolha divulgado nesta quinta-feira mostrou com clareza um sinal de alerta para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tanto em relação ao horário eleitoral gratuito, quanto a respeito do seu desempenho em debates e entrevistas. Com o presidente Jair Bolsonaro com uma safra de boas notícias quase diárias, a estratégia do PT para manter a dianteira em relação ao rival era investir na estratégia do voto útil, para desidratar Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet , do MDB. Pois a pesquisa mostra exatamente o oposto.

Ciro Gomes cresceu dois pontos e Simone Tebet três, em relação ao levantamento anterior. Os nanicos, puxados pela senadora Soraya Thronicke, que conseguiram somente 1% na última pesquisa, agora somaram três pontos. Pontuaram Thronicke, Felipe d''Avila ( Novo) e Pablo Marçal ( Pros).

Este cenário, por si só, praticamente afasta a hipótese de vitória de Lula em primeiro turno. Na rodada anterior, Lula superava a soma de seus adversários por cinco pontos. Agora é superado por ela por quatro pontos. Como Bolsonaro nada perdeu, manteve os 32%, é evidente que houve uma transferência de voto de Lula e de indecisos para a chamada "terceira via".

Bolsonaro cresce lentamente no Datafolha. Em um mês, três pontos percentuais. Neste ritmo, não superará Lula no primeiro turno, mas conta com perspectivas alentadoras para o segundo turno. Melhora a avaliação do governo, paulatinamente, e cai a desaprovação. Sua rejeição, contudo, é resiliente. Oscilou de 51% para 52% o rechaço a seu nome nos últimos 15 dias.

Lula entrou no debate da TV Bandeirantes, aquele em que foi tímido ao responder sobre corrupção ao ser duramente questionado por Bolsonaro, disposto a lançar pontes para Simone Tebet e Ciro. A falta de agressividade aparentemente não fez bem ao líder das pesquisas.

Valor Econômico

Em destaque

Governo deixa de reembolsar Exército e o calote já passa de R$ 200 milhões

Publicado em 29 de setembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Lula e os militares empurram o problema com a ba...

Mais visitadas