Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, setembro 02, 2022

Governador proíbe caminhões na Esplanada durante a manifestação do Sete de Setembro

Publicado em 2 de setembro de 2022 por Tribuna da Internet

Após pedido do STF, governo do DF proíbe caminhões na Esplanada no 7 de Setembro

Haverá desfile e Bolsonaro vai discursar em cima do palanque

Rafael Moraes Moura
O Globo

Palco das principais comemorações do bicentenário da independência, o Distrito Federal terá um esquema especial de segurança reforçado na região da Esplanada dos Ministérios. O objetivo das autoridades é impedir que se repitam os acontecimentos do último 7 de Setembro, quando caminhões chegaram às proximidades do prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), e estiveram a ponto de invadi-lo.

O acesso à Esplanada dos Ministérios, onde ficam também as sedes dos três poderes, será completamente fechado na véspera do feriado, às 17h, do dia 6. Mas há a possibilidade de se antecipar ainda mais esse bloqueio, caso seja detectada intensa movimentação na região na véspera do desfile.

PEDIDO DO STF – O bloqueio atende a um pedido da equipe de segurança do Supremo Tribunal Federal (STF), um dos alvos preferenciais de ataques do presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores.

Nas reuniões prévias ao evento realizadas pelo governo do DF com diversos órgãos, representantes do Congresso também pressionaram por uma solução mais eficiente do que a do ano passado. Na ocasião, dezenas de caminhões entraram na Esplanada dos Ministérios para reforçar atos que pregavam intervenção militar e um golpe de estado a favor de Jair Bolsonaro. O movimento foi estimulado pelo próprio presidente da República.

Em entrevista recente ao GLOBO, o presidente do Supremo, Luiz Fux, reconheceu ter sido surpreendido pela movimentação dos caminhoneiros e disse que, naquele dia, foi informado de que um grupo radical tentaria invadir o edifício.

IMPLODIR O STF – “Tínhamos informações de que a entrada de um caminhão no prédio do STF poderia causar a própria implosão da sede”, contou Fux. “Tivemos que passar a madrugada acordados e vigilantes para que não houvesse nenhum incidente”, disse Fu.

O secretário de segurança pública do DF, Júlio Danilo, afirma que neste ano está se preparando para evitar novos incidentes. “A gente não vai permitir de forma alguma que ingressem, vamos nos preparar para isso. Não está autorizado que nenhum tipo de veículo ingresse, sejam caminhões, sejam carros, o que seja.”

Além dos atos de apoio ao chefe do Executivo, Brasília receberá também o tradicional desfile militar, que foi cancelado nos últimos dois anos em virtude da pandemia.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – É claro que a segurança deve ser reforçada, mas esses temores de possível implosão do prédio do Supremo parece ser um bocado de exagero. Na matriz U.S.A. o radicalismo é perigosíssimo, porque a compra de armas é liberada, mas aqui na filial Brazil ainda há muitas restrições. (C.N.)

Em destaque

Governo deixa de reembolsar Exército e o calote já passa de R$ 200 milhões

Publicado em 29 de setembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Lula e os militares empurram o problema com a ba...

Mais visitadas