Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, setembro 10, 2022

Datafolha desmente o Instituto Paraná e indica que nada mudou nas pesquisas

Publicado em 9 de setembro de 2022 por Tribuna da Internet

Sorriso Pensante-Ivan Cabral - charges e cartuns: Charge do dia: De olho  nas pesquisas

Charge do Ivan Cabral (Sorriso Pensante)

Igor Gielow
Folha

A mais recente pesquisa do Datafolha sobre a disputa pelo Palácio do Planalto mostra um cenário estável, com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderando a corrida de primeiro turno com 45%, ante 34% de Jair Bolsonaro (PL).

O presidente, contudo, oscilou positivamente dois pontos, dentro da margem de erro, e nominalmente esta é a menor distância entre eles desde maio de 2021. Realizado na quinta (8) e nesta sexta (9), o levantamento assim pôde medir o impacto imediato das grandes manifestações comandadas pelo presidente por ocasião do 7 de Setembro, na quarta.

DATAPOVO – Bolsonaro participou de comícios paralelos a eventos oficiais para o mesmo público em Brasília e no Rio, e em São Paulo houve concentração na avenida Paulista. Durante e após os atos, em que o presidente evitou criticar o sistema eleitoral e estimulou o golpismo explícito para os apoiadores, seus aliados montaram uma grande rede de distribuição de mensagens dando a ideia de que haveria uma “virada” em curso.

O próprio Bolsonaro chamou aquilo de “Datapovo”, em oposição ao trabalho do Datafolha, que criticou. Por ora, e o efeito deste tipo de evento tende a se esvaziar passado o momento inicial, não é possível aferir se a oscilação sugere uma mudança na curva.

Na pesquisa anterior, realizada na semana passada, Lula tinha os mesmos 45% e Bolsonaro, 32% De lá para cá, seguiram nas mesmas posições também Ciro Gomes (PDT), que oscilou negativamente de 9% para 7%, e Simone Tebet (MDB), que empacou nos 5%. Assim, ambos agora estão empatados tecnicamente.

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Se o eleitor for se posicionar de acordo com as pesquisas, certamente será internado num hospital psiquiátrico. Os resultados dos diferentes “institutos” são díspares e contraditórios. Quem comparar o Datafolha com o Paraná, por exemplo, será levado à loucura. No Datafolha, a diferença é de 11 pontos; no Paraná, de apenas 2,5 pontos. Sinceramente, não é possível levar a sério esses levantamentos sobre intenção de voto.  (C.N.)


Em destaque

Formatura da primeira turma de Gestão Pública em EAD da Faculdade Anasps: confira tudo o que rolou!

  Formatura da primeira turma de Gestão Pública em EAD da Faculdade Anasps: confira tudo o que rolou! Publicado em  23  de  set  de  2024  e...

Mais visitadas