Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Sem proselitismo, mais visibilidade e transparência no agir.
Radialista desmascara ‘fake news’ da Prefeitura de Lagarto Fonte: O Bolo é Grande: Na última quinta-feira, 28, a Prefeitura de Lagarto lançou uma ‘nota de esclarecimento’ chamando de ‘fake news’ uma denúncia que repercutiu no estado de Sergipe sobre uma idosa com glaucoma e catarata que está cega por negligência da Secretaria Municipal de Saúde. O Município deixou a senhora sem os colírios e a cirurgia de um dos olhos, culminando na cegueira. A filha dela, Vânia, pediu ajuda ao radialista Aclécio Prata, do programa Sergipe em Destaque. Prata então, conversou ao vivo com Vânia, que relatou o sofrimento da mãe.
Radialista desmascara ‘fake news’ da Prefeitura de Lagarto II Após o relato, diversos meios de comunicação, inclusive, o site O Bolo é Grande, repercutiram o grave descaso. Incomodados, o secretário de Saúde, Marlysson Magalhães, junto de outros funcionários da pasta, chamaram Vânia para uma “conversa”, porém, era para convencer ela a denegrir e desmentir o radialista, ou seja, criar uma fake news, segundo áudios enviados por ela a Aclécio.
Radialista desmascara ‘fake news’ da Prefeitura de Lagarto III “Conheço sua índole e seu caráter. Então, o que eles queriam que eu fizesse ia lhe prejudicar. Eu não sei se ia lhe prejudicar diretamente, mas indiretamente porque de certa forma eu ia denegrir a sua imagem (…) Dizer que o senhor estava sendo falso e mentiroso, e isso não é verdade (…) Confesso que fiquei com receio, porque eles pediram para eu gravar um vídeo (…) Queriam que eu ‘puxasse a sardinha pro lado deles’, desmentindo você, mas eu disse não, eu sou verdadeira, estou do lado da verdade (…) Eu estou do lado da verdade, independente de onde a verdade esteja. Aí uma das moças falou assim, “ela é inteligente, ela é esperta” (…) Como eu disse e repito, foi através do senhor, do seu programa, de toda a equipe que chegamos onde chegamos”, revelou.
Radialista desmascara ‘fake news’ da Prefeitura de Lagarto IV Nos áudios, Vânia contou parte do diálogo entre ela e o secretário “Ele disse “não é bem assim”. Perguntou se eu tinha entrado em contato com eles (na secretaria). Eu disse que tentei várias vezes, mas diziam que o secretário não estava, que estava viajando, que estava em reunião, que não veio (…) Eu fui várias vezes, mas encontrei as portas fechadas”, relatou. Ela também disse que os membros da secretaria estavam preparados para distorcer os fatos. “Isso repercutiu muito. Quando eu cheguei lá, todo mundo já estava mobilizado, todo mundo impactado, entendeu? Dava pra ver nos olhares de todo mundo impactado. Quando eu falei com a recepcionista, perguntei pelo secretário, aí ela perguntou se eu estava com hora marcada. Quando eu disse o meu nome, uma que já estava do lado já me agarrou e disse “era você mesmo que nós estávamos esperando”. Então assim, eles já estavam impactados, já estavam preparados (…) É tanto, que eles estavam preparados e surgiu uma lista com o nome da minha mãe para fazer a cirurgia (…)
Radialista desmascara ‘fake news’ da Prefeitura de Lagarto V Depois dessa repercussão toda já tem uma lista (…) Ela vai fazer a cirurgia em maio (…) A verdade tá aí na cara, né? Só que infelizmente eles querem “desenhar”, querem “pintar”, querem fazer do jeito deles e não é assim que as coisas aconteceram (…) Eu disse que quando minha mãe estiver recuperada, eu vou no seu programa agradecer. Eles disseram que não tem necessidade, mas eu disse que tem, porque o senhor me acompanhou desde o princípio, desde o início. Foi aí que eles disseram que também querem conhecer minha mãe quando ela estiver recuperada. É pra gente marcar pra ir lá. Ele ( secretário de Saúde) não quer conhecer? Só isso que eu tenho a dizer”, concluiu. Apesar de Vânia não concordar com tais inverdades, a Prefeitura espalhou uma nota, como evidenciado no início da matéria, alegando que as informações veiculadas não condizem com as suas declarações, algo completamente falso. Os áudios foram reproduzidos no programa Sergipe em Destaque, na sexta-feira, 29.
Hospital de Cirurgia promove Missa em Ação de Graças pelos 96 anos Referência na assistência de alta e média complexidade no Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe e em franca reestruturação administrativa e assistencial – desde o início da Intervenção Judicial em novembro de 2018 –, o Hospital de Cirurgia completa no mês de maio 96 anos de história. Para celebrar esta data especial, a instituição promoverá uma Missa em Ação de Graças nesta próxima segunda-feira, 2, a partir das 15h30, no pátio do hospital, localizado na Dom Bosco.
Sessão especial E as celebrações pelos 96 anos de fundação do Hospital de Cirurgia não param por aí. A Câmara Municipal de Aracaju, atendendo ao requerimento do vereador Cícero do Santa Maria, realizará uma sessão especial nesta próxima segunda-feira, 2, a partir das 9h, em comemoração ao aniversário da instituição hospitalar.
Pioneirismo Inaugurado em 2 de maio de 1926, a partir da iniciativa do ilustre Dr. Augusto Leite – juntamente com outros médicos sergipanos –, o Hospital de Cirurgia desde a sua fundação tem o pioneirismo, a ciência e o amor como marcas fortes de sua história. Inicialmente destinado aos doentes de afecções cirúrgicas, o Hospital de Cirurgia se transformou num verdadeiro complexo hospitalar, promovendo em Sergipe diversas inovações na área da saúde: primeira anestesia geral; primeira maternidade (a Francino Melo); primeiro Serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial; hospital-escola da primeira faculdade de Medicina.
1ª cirurgia cardíaca O Hospital de Cirurgia também foi o responsável pela primeira cirurgia cardíaca em Sergipe, pelo primeiro implante de marca-passo; primeiro Serviço de Neurocirurgia; primeiro Laboratório de Hemodinâmica; primeira Residência Médica; primeiro transplante cardíaco do Norte/Nordeste; primeiro tratamento com Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO); entre outros pioneirismos. A quantidade de inovações implementadas em Sergipe aos logo de seus 96 anos de existência levou o Hospital de Cirurgia ao patamar de referência em várias áreas: Oncologia, Neurocirurgia, Cardiologia, Cirurgia Cardíaca, Cirurgia Vascular e Ortopedia.
INFONET