Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, março 05, 2022

Somente ação armada da Otan deterá a fúria destrutiva de Putin contra a Ucrânia

Publicado em 5 de março de 2022 por Tribuna da Internet

Putin já anunciou que não cessará a ofensiva militar

Pedro do Coutto

Na minha opinião, somente a ação armada por parte da Otan, reunido os países do Ocidente, será capaz de deter a fúria destrutiva de Putin contra a Ucrânia, ofensiva sem trégua, como registra reportagem internacional do O Globo desta sexta-feira, atingindo até a usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa. A situação, portanto, é gravíssima.

E como o próprio Putin anunciou na noite de quinta-feira pela televisão, matéria do Jornal Nacional da TV Globo e da GloboNews, está tudo conforme ele tinha previsto e que não cessará a ofensiva militar.

EFEITOS –  As sanções, portanto, do governo Joe Biden contra bens econômicos incrivelmente altos contra bilionários russos e contra o próprio Banco Central do país, surtiram efeitos, mas não em proporção capaz que Moscou recue o seu propósito de ocupar a Ucrânia.

O governo de Kiev resiste e o fato de Zelenski e Putin terem acertado o estabelecimento de corredor humanitário, não quer dizer que o conflito cada vez mais intenso deixe de prosseguir. Ao contrário, o presidente Putin afirmou que vai acabar com o movimento anti-Rússia em suas fronteiras e o seu chanceler acentuou que Moscou não vai ceder às pressões. O panorama ganhou contornos perigosos e acredito que somente a força armada poderá deter o projeto de Moscou.

O caso se agrava a cada dia e o perigo de um efeito mundial se acentua. Mas parece inevitável o confronto militar na Ucrânia, não apenas para proteger o governo de Kiev, mas para conter a expansão russa que almeja outros países na região. O Congresso dos Estados Unidos apoiou as medidas anunciadas pelo presidente Joe Biden contra a Rússia de Putin. Mas contra a alucinação, somente a força militar poderá dar solução.

ALEMANHA ENVIA ARMAS – Reportagem procedente de Berlim, também O Globo de ontem, revela que a Alemanha vai ampliar a quantidade de armas enviadas à Ucrânia para ajudar as forças de Kiev a enfrentar as tropas russas. Serão enviados 2700 mísseis antiaéreos, além de uma série de outros armamentos. O cenário aproxima-se de uma tragédia envolvendo a Europa e o mundo.

Um dos sintomas reside no apoio chinês moderado à Rússia contra as sanções do governo americano. Mas o apoio de Pequim demonstra que a posição do governo chinês não é incondicional  e muito menos efetivamente concreto à atuação de Putin. Pelo contrário. A China no Conselho de Segurança se absteve de votar na condenação da invasão de Moscou à Ucrânia. Assim, Pequim retirou um apoio que era de grande importância para Moscou permanecer na ofensiva no campo da diplomacia.

PRODUTO INTERNO –  Na manhã de ontem, a TV Globo divulgou um resultado apresentado pelo IBGE sobre o crescimento do Produto Interno Bruto do Brasil em 2021. O IBGE concluiu que esse crescimento foi de 4,2%, o que significa 4,2% sobre R$ 6,6 trilhões do PIB brasileiro em 2020.

O resultado colide frontalmente com o do FMI que estimou o resultado em 0,3%, índice inferior ao crescimento da população brasileira que é de 1% ao ano.

Em destaque

VOCÊ SABIA QUE QUEIMAR LIXO, AINDA QUE EM PROPRIEDADES PARTICULARES, É CRIME?

Queimar lixo é uma prática comum em muitas regiões, mas é importante saber que, além de prejudicial ao meio ambiente e à saúde, também é con...

Mais visitadas