Augusto Fernandes
Correio Braziliense
O presidente Jair Bolsonaro voltou a comentar sobre as queimadas na região da Amazônia e disse, nesta quarta-feira, dia 7, que o governo deveria explorar o potencial turístico do bioma “para mostrar para o gringo que aquele trem não pega fogo”.
O presidente falou sobre meio ambiente durante a apresentação, no Palácio do Planalto, do programa Voo Simples, feito pelo Ministério da Infraestrutura e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O programa reúne 52 iniciativas em prol da indústria de aviação geral.
HOTEL FLUTUANTE – Bolsonaro citou o caso de um empresário que montou um hotel flutuante em Barcelos (AM) e disse que as novas regras para o setor aéreo estabelecidas pelo programa podem facilitar a realização de viagens ao município onde fica localizado o empreendimento e, consequentemente, o acesso à Amazônia.
“Agora, com essa nova ação do Ministério da Infraestrutura, o Voo Simples, vamos facilitar a vida de quem quer, porventura, ir para lá, e, por que não, abrirmos, estimularmos a Amazônia para o turismo, para mostrar para o gringo que aquele trem não pega fogo”, disse Bolsonaro.
Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do início de 2020 até terça-feira, dia 6, foram registrados ao menos 80.221 focos de incêndio na região da Amazônia. Na comparação com o mesmo período nos anos anteriores, é o maior número de ocorrências desde 2010, quando 104.890 queimadas foram contabilizadas.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Bolsonaro pensa (?) que suas falácias engabelam a tudo e a todos. No mundo fictício que tenta criar em seus discursos, a Amazônia e o Pantanal não registram queimadas, o brasileiro recebeu U$ 1000 de auxílio, seus filhos são inocentes e Queiroz sofre com a injustiça dos homens. A dúvida é saber se o “forrest gump” tupiniquim levará essa estratégia de inversão absoluta da realidade até o fim do mandato. (Marcelo Copelli)