João Paulo Saconi, Matheus Maciel e Felipe GrinbergO Globo
As pesquisas do Ibope divulgadas no sábado (6/10) não previram com exatidão os cenários para o segundo turno nas eleições para o governo de pelo menos três estados do Brasil. No caso dos primeiros colocados em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, os resultados da boca de urna divulgados a partir das 17h deste domingo não confirmaram o que havia sido apontado anteriormente pelo instituto de pesquisa. Há ainda surpresas no Senado: apontados previamente como possíveis primeiros colocados, Eduardo Suplicy (PT-SP) e Dilma Rousseff (PT-MG) podem ficar de fora da casa legislativa segundo a pesquisa deste domingo.
Os dados da última semana apontavam que Márcio França (PSB-SP), Wilson Witsel (PSC-RJ) e Romeu Zema (Novo-MG) não figurariam na segunda etapa do processo eleitoral para o governo dos estados.
AS SURPRESAS -De acordo com as prévias, porém, são eles os mais cotados para concorrer pela preferência dos eleitores diante de João Dória (PSDB-RJ), Eduardo Paes (DEM-RJ) e Antonio Anastasia (PSDB-MG).
Candidato do PSB em São Paulo, Márcio França tinha, segundo a pesquisa de sábado, 18% dos votos válidos contra 32% de João Dória e 30% de Paulo Skaf (MDB-SP) . Na boca de urna, ele surpreendeu e empatou com Skaf: os dois tiveram 21% dos votos, segundo a pesquisa. Luiz Marinho (PT-SP) também deve ter tido mais votos do que o previsto: enquanto a última pesquisa indicava 8% da preferência dos eleitores, a boca de urna mostra 12%.
JUIZ DISPARA – No Rio, o ex-juiz federal Wilson Witzel (PSL) ocupava a quarta colocação com 7% das intenções de voto até a última quarta-feira, segundo o Ibope . No sábado, porém, pulou para o terceiro lugar, empatado com Indio da Costa (PSD-RJ), com 10%.
A boca de urna, porém, apontou o candidato na liderança com 39% dos votos, em direção a um segundo turno com Eduardo Paes (DEM-RJ), que teria 21% dos votos. Neste cenário, quem ficaria para trás seria Romário (PODE-RJ), apontado pelas pesquisas como provável segundo colocado com 20% no último sábado. Ao Globo, na manhã deste domingo, Witzel adiantou que a subida “não foi uma surpresa”.