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sexta-feira, outubro 12, 2018

Reina a esculhambação na Justiça e Marconi Perillo já está solto de novo

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Perillo dormiu na carceragem e foi solto depois de depor
Mateus CoutinhoO Globo
 Após prestar depoimento e passar a noite na sede da Superintendencia da Polícia Federal (PF) em Goiânia, o ex-governador de Goiânia Marconi Perillo (PSDB) será solto nesta quinta-feira. A decisão é desembargador Olindo Menezes , do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) . Perillo é investigado no âmbito da Operação Cash Delivery, que apura o pagamento de R$ 12 milhões de propina da Odebrecht para campanhas do tucano em 2010 e 2014.
A prisão do ex-governador foi solicitada pelo Ministério Público Federal (MPF) com base, sobretudo, no fato da PF ter encontrado R$ 940 mil na casa do policial militar Marcos Moura, que atuava como motorista de Jayme Rincon, ex-presidente da Agência Goiana de Transporte e Obras e ligado ao tucano. Esse dinheiro indicaria que o grupo que articulou o pagamento das propinas nas campanhas passadas segue atuando.
INFLUÊNCIA – Também foi levado em conta no pedido de prisão o fato do cunhado de Perillo ter sido indicado ao Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) após Perillo deixar o governo para se lançar candidato nas eleições deste ano. Para os investigadores, isso reforça a influência do tucano.
Esses argumentos, porém, foram rejeitados pelo desembargador federal ao analisar o habeas corpus impetrado pela defesa do tucano.
“Não se evidencia nos fatos a atualidade que justifique a segregação cautelar, a partir apenas da suposição de que eventuais valores apreendidos na posse do outros envolvidos e investigados representem novas doações ilegais de campanha, estando, em razão disso, ainda em atividade criminosa a serviço da suposta organização criminosa que teria promovido arrecadações para as campanhas de 2010 e de 2014 ao governo do Estado do paciente”, escreveu Olindo Menezes na decisão.
SEM INOCENTAR – O desembargador ponderou ainda que “não se está a inocentar a conduta representada na apreensão de tão vultosa quantidade de dinheiro com uma eventual atipicidade penal”, mas ressaltou que não há provas suficientes que liguem os valores às suspeitas de pagamento de propinas reveladas pelos delatores da Odebrecht e que embasaram a investigação. “Todas as suspeitas da autoridade policial e do magistrado podem e devem ser apuradas, mas isso não equivale a que os investigados sejam presos de logo, sem culpa formada”, segue o desembargador.
Para os investigadores, Perillo seria o líder do grupo criminoso que solicitou a propina de executivos da empreiteira e teria articulado a entrega dos valores em espécie por meio de seus operadores financeiros. Com o avanço das investigações, a PF identificou 21 entregas de dinheiro em 2014, com base em quebras de sigilo telefônico e também nas planilhas do departamento de propina da Odebrecht. Também foram utilizados documentos entregues pelo doleiro Álvaro Novis e por um funcionário seu que trabalhava em uma transportadora de valores usada para as entregas de dinheiro do caixa paralelo da empreiteira.
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NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Reina a esculhambação na Justiça brasileira, mas neste caso o desembargador parece estar com a razão. O motivo para a prisão era fraco. É melhor deixar Perillo responder em liberdade, ir gastando sua fortuna com advogados, torturando-se até chegar o momento de ir fazer companhia ao demais tucanos da Lava Jato que estão caindo na rede da força-tarefa da PF, MP e Receita. A hora dele chegará. (C.N.)

PT travestido de verde e amarelo na campanha só pode ser Piada do Ano

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Resultado de imagem para pt verde e amareloLeonardo Cavalcanti  e Gabriela VinhalCorreio Braziliense
Na iminência de tentar dialogar com eleitores de centro, a coordenação da campanha do PT decidiu repaginar a logo da sigla e afastar símbolos tradicionais petistas da candidatura de Fernando Haddad (PT) e da vice Manuela D’Avila (PCdoB). Os tons de vermelho deram espaço às cores da bandeira nacional —ferramenta já utilizada pelo partido desde 2010, na campanha do primeiro governo da ex-presidente Dilma Rousseff. Especialistas, contudo, alertam para o risco de o eleitorado não corresponder às expectativas, por ser destoante do conteúdo passado pela legenda desde agosto. Para eles, a nova face da campanha deve vir acompanhada também de uma mudança na narrativa do petista.
Além do verde e amarelo, o PT já começou a se movimentar para reduzir a exposição de Lula nas fotos oficiais da campanha e dos adesivos da chapa. Antes, Haddad posava ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mas, com a nova imagem, quem o acompanha é a vice, Manuela.
BRASIL PARA TODOS – O slogan também foi alterado: agora é “O Brasil para todos” em vez de “O Brasil feliz de novo”, que fazia uma alusão aos anos de Lula no governo (2003-2010). A ideia da nova cara da campanha é mostrar uma frente de união para o povo brasileiro e tentar recuperar os votos de eleitores dos candidatos que não vingaram para o segundo turno.
A nova cara da campanha não será apenas estampada nas redes sociais do partido, mas levada ao horário eleitoral gratuito, que começa nesta sexta-feira. Mesmo antes da mudança, o PT já havia dado sinais de que faria alterações na base de campanha do candidato. No Facebook, em um vídeo publicado na segunda-feira, dia 8, Haddad fala sobre emprego e educação e aparece sob uma tarja azul e amarela — cores desconhecidas pela militância petista. Geralmente utilizadas pelo PSDB, as colorações foram relacionadas, neste ano, a Bolsonaro.
BANDEIRA DO BRASIL – Apoiadores de Bolsonaro utilizam a bandeira do Brasil para pedir votos. Um dos lemas contra o adversário é, inclusive, “A nossa bandeira jamais será vermelha”.
Mas essa não foi a primeira vez que a sigla petista utiliza desses mecanismos para tentar chamar a atenção do eleitor. Especialista em marketing político, Marcelo Vitorin explica que o partido já havia trocado a imagem oficial da candidatura da ex-presidente Dilma Rousseff em 2010 e em 2014. “Não há problema em trocar a logo. Mas é preciso fazer um plano desde o início. Não dá para atuar no primeiro turno buscando o Lula e depois sinalizar de outra maneira. Há um problema de narrativa”, destacou.
Na disputa pela reeleição, Dilma aparecia ao lado de Lula nas peças do primeiro turno. Na segunda etapa do pleito, ela posou sozinha, em um cartaz com as cores nacionais.
E NA BASE? – A transformação não aconteceu apenas na área de marketing e comunicação, mas na base política do partido. Além do PCdoB como aliado, o PSB e o PDT declararam apoio à candidatura de Haddad para o segundo turno contra Bolsonaro. A sigla de Ciro Gomes, contudo, afirmou que a aliança será apenas “crítica”, ou seja, o partido não integrará a coordenação da campanha do petista.
Não haverá reivindicações, tampouco propostas, como ocorreu com o PSol, que além de anunciar união, afirmou que o cabeça de chapa do PT incluiu quatro pontos do socialista Guilherme Boulos no plano de governo dele. A campanha também vai atuar em outra frente. O partido já pediu para a militância agir nas redes sociais para desconstruir a imagem de Bolsonaro e divulgar as propostas de Haddad.
A MESMA IDEIA – Segundo o diretor do Instituto de Ciência Política da UnB (Ipol/UnB), Paulo Calmon, a estratégia de conversar com eleitores de centro não é apenas de Haddad, mas também de Bolsonaro. A ferramenta é esperada, tanto por causa do cenário polarizado quanto por ter chegado ao segundo turno. Assim como Calmon, o analista político Creomar de Souza afirma que as mudanças parecem ser maiores para o petista, porque ficou em segundo lugar nas votações, ou seja, tem um caminho mais longo a percorrer que o adversário.
Para Souza, apesar da estratégia não ser inovadora, é um mecanismo de “tudo ou nada” aderido, desde o início, pelo PT. No entanto, pode sofrer uma reviravolta. Em vez de conquistar o eleitor, pode soar como oportunista, como se quisesse “maquiar” um novo partido e um novo candidato.
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NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Oportunista? Como a gente dizia nos tempos do Pasquim, “bota oportunista nisso”. É tudo ilusão, porque não adianta nada travestir o PT de verde e amarelo, justamente a marca de Bolsonaro. E esquecer Lula? Será que vai dar resultado? Só pode ser Piada do Ano. (C.N.)

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