sexta-feira, março 12, 2010

WAGNER É O LEGÍTIMO HERDEIRO DE ACM ?


Qualquer semelhança é mera coincidência ?

Em 2007, depois da morte de ACM, discutíamos no gabinete do então prefeito Michel Hagge, quem poderia vir a ser o herdeiro do espólio político do "de cujos". Alguém, não me lembro quem foi, argumentou que Paulo Souto seria herdeiro natural do velho senador, por ter sido governador em 2 mandatos, sendo considerado o primeiro na linha sucessória do velho líder, atc... Outros sugeriram os nomes de Cesar Borges, ACM Neto, ACM Junior e até Otto Alencar, todos "crias" da casa. Eu, com minha irreverência e senso crítico à ponta da língua, discordei de todos e disse: "O verdadeiro sucessor de ACM e herdeiro do carlismo na Bahia é Geddel Vieira Lima, pelo seu estilo de fazer política, que se assemelha muito ao do falecido ". Todos riram, uns concordaram, outros não, mas eu continuei com essa convicção até poucos dias atrás.

Geddel bem que tentou. Correu a Bahia inteira, trouxe para o seu lado um monte de prefeitos, vereadores, deputados e um grande número de lideranças carlistas, saudosos dos bons e velhos tempos em que o "cabeça branca" mandava em tudo, com o chicote em uma mão e as generosas verbas na outra. Geddel se entusiasmou, pensou que o espírito de ACM havia "baixado" nele e partiu para a sua louca aventura. Cometeu, entretanto, um grave erro, pois encarnou uma versão "ligth" de ACM, distribuindo as verbas com muita generosidade e se esquecendo de usar o "chicote" quando foi preciso.

Agora que Geddel vai perder o controle sobre a liberação das verbas do "seu" ministério, os carlistas, inclusive alguns dos mais ilustres, procuram "encosto" no neófito governador Wagner, que cheio de entusiasmo, sonha em exercer um longo domínio sobre a política baiana, como se fosse o legítimo herdeiro do espólio carlista, com direito a Cesar Borges, Otto, Fernando de Fabinho e mais um monte de refugos e sucatas do DEM. Wagner, no auge da sua teimosia burra, peca, entretanto, por pequenos detalhes: é ruim na liberação das "verbas", não sabe usar o chicote e vascila nas decisões. Tem, a seu favor, a "cabeça branca" , mas não tem juizo.

Por Davi Ferraz /Sudoeste Hoje

Em destaque

TJ-BA institui Sistema de Integridade para reforçar ética, transparência e controle interno

  TJ-BA institui Sistema de Integridade para reforçar ética, transparência e controle interno Por  Política Livre 29/01/2026 às 10:18 Foto: ...

Mais visitadas