Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, dezembro 06, 2009

Prevfone é o primeiro passo para dar entrada na aposentadoria

Euzeni Daltro | A Tarde

Tramita na Câmara dos Deputados projeto que prevê mudanças no cálculo da aposentadoria. De autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), o projeto reza que as contas dos vencimentos a serem recebidos pelos beneficiários voltariam a ser feitas com base nos últimos três anos de contribuição. Atualmente, o cálculo para quem vai se aposentar considera 80% das melhores contribuições feitas desde 1994.

As pessoas que já completaram o tempo de contribuição à Previdência Social (35 anos para os homens e 30 para as mulheres) podem agendar atendimento para requerer a aposentadoria integral pelo telefone 135, o Prevfone.
Por meio do telefone, o contribuinte agenda o dia e horário do atendimento em qualquer agência da Previdência Social. O Prevfone é o canal, também, para solicitação de auxílio-reclusão, benefício assistencial, pecúlio, pensão por morte e salário-maternidade e certidão de tempo de contribuição (CTC).

Para ser atendido, o contribuinte deve estar munido do número de inscrição na Previdência Social ou PIS/Pasep, ou, ainda, o número de identificação do trabalhador (NIT), CNPJ ou CPF do empregador, documentos de RG e CPF e número do benefício, caso esteja recebendo o auxílio-doença, além de papel e caneta.

Proporcional - Se preferir, o segurado pode requerer a aposentadoria proporcional. Os homens devem ter 53 anos de idade e 30 de contribuição. Já as mulheres, 48 anos de idade e 25 de contribuição. Neste caso, eles recebem um adicional de 40% sobre o tempo que faltava em 16 de dezembro de 1998 para completar 30 anos de contribuição, no caso dos homens, e 25 anos, em se tratando das mulheres.

No site da Previdência, os trabalhadores podem fazer simulação da contagem do tempo de contribuição e do cálculo do valor mensal do benefício. Tanto na aposentadoria integral quanto na proporcional, é necessário cumprimento de carência, que é de 180 contribuições mensais ou segue tabela da Previdência.

Saiba quais são os documentos necessários para atendimento pelo Prevfone:

1 - Número de inscrição na Previdência Social, ou PIS/Pasep, ou o número de identificação do trabalhador (NIT)

2 - O CNPJ ou CPF do empregador

3 - Documentos pessoais (RG, CPF)

4 - Número do benefício (se estiver recebendo auxílio-doença)

5 - Faça a simulação da contagem de tempo de contribuição:

6 - Simulação do cálculo da renda mensal:

Fonte: Previdência Social

Em destaque

“Querem jogar no colo da direita, mas atentado não afeta anistia”, diz relator

Publicado em 16 de novembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Valadares afirma que a anistia vai prosseguir no...

Mais visitadas