O DEM ficou acuado e sua fantasia rasgada. Próceres do Partido estão apregoando a expulsão imediata do Governador.
No último dia 03 houve o lançamento do novo portal de notícias de Paulo Afonso, www.noticiasdosertao.com.br, que embora partindo de pessoas ligadas a oposição local se dispõe a um jornalismo de credibilidade e atuar como instrumento do exercício da cidadania. No lançamento e tema de meu artigo não poderia ser outro senão Arruda do DEM e o DEM de Arruda, isso mesmo, Arruda, aquele que ao receber dinheiro explicou que era para adquirir panetone para a população carente do DF. Você acredita nisso?
Nas últimas eleições para governador de Estado o DEM somente elegeu Arruda (Brasília-DF) que foi elevado à estrela de 5ª grandeza e até apregoado como candidato potencial do partido para as eleições presidenciais.
Tudo parecia normal para o DEM porque alinhado com a candidatura do PSDB seu candidato – Serra – figura como líder das pesquisas eleitorais embora seja muito cedo para apontar quem será o próximo presidente da República.
Depois do Mensalão do PT que culminou com a renúncia do ex-chefe da Casa Civil da Presidência da República o DEM resolveu defender o discurso moralista e demonstrar para a sociedade que não pactuava com atos de improbidade administrativa embora sua história diga ao contrário.
Arruda colocou os pontos nos is. Cenas lastimáveis foram levadas ao conhecimento público com o Governador do DF, assessores e parlamentares de sua base aliada flagrados por câmeras recebendo dinheiro sujo e isso enfureceu a sociedade, fomentou invasão do plenário da Câmara Distrital de Brasília e pedidos de cassação de seu mandato.
O DEM ficou acuado e sua fantasia rasgada. Próceres do Partido estão apregoando a expulsão imediata do Governador do DF enquanto Arruda em entrelinhas ameaça de que não cairá sozinho, o que foi por ele desmentido em nota posterior. O problema é o que fazer com o calo chamado “Arruda”.
Mesmo que Arruda resista aos processos de cassação ficará isolado e sem a menor credibilidade podendo até acontecer como já fez anteriormente de renunciar ao mandato como no caso do Painel do Senado quando ele e ACM para não se tornar inelegíveis renunciaram.
A verdade é que o DEM tem contra si “um sinuca de bico” e por isso empurra com a barriga a decisão sobre o Governador Arruda, talvez apostando que ele peça desligamento da legenda ou venha a renunciar embora Arruda demonstre a intenção de resistir e atirar para todos os lados e talvez ai resida à indecisão do DEM. Seus líderes pregam a expulsão imediata enquanto a sua executiva alonga o prazo concedido para defesa do Governador.
Pergunta-se: O que fazer com Arruda? Como ficaremos?
Se Arruda é cassado ele perde as prerrogativas do foro e será jogado na vala comum dos pobres cidadãos brasileiros com consequências imprevisíveis e no fosso irá disparar.
A coisa piorou para o DEM e seu candidato Serra com a divulgação de números recentes de pesquisas que dão um altíssimo índice de aprovação do Governo Lula que agora em toda propaganda do PT se faz acompanhar da Ministra Dilma o que fatalmente a promoverá e aumentará seu índice de aceitação pelo eleitorado.
Se correr o bicho pega e se correr o bicho come e esse é o DEM de Arruda e de Arruda do DEM.
PESQUISA. Tive notícias que em publicação do município de Paulo Afonso houve destaque na página inicial com foto do Prefeito, de pesquisa recente dando índice de aprovação de mais de 70% ao seu governo. Dois aspectos a se ressaltar: 1) a Constituição Federal proíbe propaganda de cunho pessoal e isso gera improbidade administrativa (quem fez a publicação esqueceu-se de consultar); 2. O índice de aprovação é a soma do percentual dado a ótimo e bom e o índice real de aprovação do Governo Anilton fica em cerca de 56%.
Paulo Afonso, 09 de dezembro de 2009.
Montalvão.
Montalvao.adv@hotmail.