Informação-opinião
Depois da degradação da corrupção, senadores violentam a palavra, precisam urgente de um Aurélio ou Houaiss, desconhecem a língua
Apesar de dizerem orgulhosos, “sou senador da República”, muitos são apenas suplentes, alguns tão republicanos quanto o partido desse nome que quase enterrou a República.
Mas não foi sempre assim. Basta lembrar do primeiro presidente do Senado, Prudente de Moraes, que NÃO QUIS ser candidato a presidente da República em 1890, garantiu: “A República nasceu tão desequilibrada que não aguenta minha vitória”.
Não aguentava mesmo. Candidato e presidente em 1894, foi o CONSOLIDADOR DA REPÚBLICA.
O depoimento (CONTRA) de Dona Lina foi vergonhoso, constrangedor, exibição completa de falta de educação. A impressão era de que nos dias anteriores já haviam esgotado o estoque de violência. Longe disso.
A vítima agora, o vernáculo
Oposição e situação praticaram o “crime ortográfico” da repetição, o que não é louvável. Quase todos usaram e abusaram da palavra PREVARICAÇÃO, até mesmo Mercadante, que tem boa formação.
O que é realmente PREVARICAÇÃO
1 – É exclusivo de funcionário público. Dona Lina é. 2 – Ato praticado irregularmente em benefício próprio. Fica evidente o desconhecimento dos nobres senadores.
Convocação-custo-benefício
3 – Não houve irregularidade, a secretaria foi chamada ao Planalto-Alvorada, compareceu, num gesto de boa educação. 4 – Ela não é hierarquicamente subordinada a Dona Dilma.
Como dizer, “Não vou”?
5 – Mas depois do presidente da República, ninguém é mais poderoso do que o Chefe da Casa Civil. 6 – Qual foi o benefício que Dona Lina obteve atendendo a uma convocação, a não ser essa exposição a que está sendo brutalmente submetida?
O crime dos senadores
6 – Eles é que há meses estão estarrecendo, assombrando e revoltando o cidadão-contribuinte-eleitor com suas práticas IRREGULARES EM BENEFÍCIO PRÓPRIO.
7 – Dirão: “Não praticamos PREVARICAÇÃO, não somos FUNCIONÁRIOS”. E isso seria PREVARICAÇÃO ortográfica, ninguém é mais funcionário do que eles, excluídos os 20 suplentes, que realmente praticam PREVARICAÇÃO eleitoral, exercem cargo que não conquistaram.
Acareação: o susto do Planalto
9 – Os senadores que se fartaram de exibir a palavra PREVARICAÇÃO, talvez estejam com razão ao condenar Dona Lina, quando respondeu afirmativamente “a senhora aceita acareação com Dona Dilma?”.
A vitória de Dona Lina
10 – Apesar de “massacrada” pela ignorância e a péssima educação de tantos, aceitando a ACAREAÇÃO, aí a ex-secretaria pode realmente ser enquadrada porque aceitou sabendo que seria completamente beneficiada.
Desejo não secreto
11 – Uma conclusão não exposta, mas completamente visível: quase todos, oposição e base, queriam que a secretaria denunciasse Dona Dilma.
Mercadante mitômano
José Serra chamou Mercadante da palavra que está no título. Totalmente equivocado, mas o senador de São Paulo que se defenda, fazia isso muito bem. Até ser estranhamente isolado e silenciado pelo Planalto-Alvorada.
Serra e a palavra
O governador de São Paulo não devia se aproximar da palavra “mitômano”, teve um suplente 6 anos no “seu” cargo de senador, agora diz que é contra o suplente.
Filantrópico e pilantrópico
Quando era Ministro, Serra usou em benefício próprio a palavra “filantrópico”. O senador Jacques Ornellas (da Bahia), contestou imediatamente, disse da tribuna: “Serra é pilantrópico. Não sabe o que é ser filantrópico”. Nenhuma resposta.
Sarney, a decadência do sempre
Não foi a omissão (ou ausência) de ontem que arruinou a biografia do ex-presidente da República por acaso e do Senado por insistência. Mas essa insistência não pode existir mesmo se o Planalto-Alvorada insistir.
Artur Virgílio cresceu, Flavio Arns apareceu
PS – O que sobrou da sessão de ontem? A grandeza de Artur Virgílio se defendendo e a emocionante CONFISSÃO de Flavio Arns: “O PT, meu partido, jogou a ÉTICA NO LIXO, estou envergonhado de ter escolhido o PT como meu partido”.
PS2 – Há muito não se ouvia um pronunciamento tão vibrante, brilhante e conflitante com quase tudo que está em volta dele. Ainda existem senadores no Senado e isto não é redundância.
Fonte: Tribuna da Imprensa/Helio Fernandes
Em destaque
EXCLUSIVO: Saiba para quem Rui Costa ofereceu a suplência da chapa ao Senado
Ministro da Casa Civil, Rui Costa, já se prepara para as eleições de 2026, liderando as pesquisas de intenção de voto na Bahia | BNew...
Mais visitadas
-
É com profundo pesar que tomo conhecimento do falecimento de José Aureliano Barbosa , conhecido carinhosamente pelos amigos como “Zé de Or...
-
Compartilhar (Foto: Assessoria parlamentar) Os desembargadores do Grupo I, da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Sergip...
-
Tiro no pé : É de se notar que nem os Estados Unidos fizeram barulho sobre o assunto pelo qual se entranhou a mídia tupiniquim
-
. Nota da redação deste Blog - Que Deus dê todo conforto, força e serenidade para enfrentar este luto.
-
O problema econômico do nosso vizinho vai requerer um bom caldeirão de feijão e uma panela generosa de arroz. Voltar ao básico Por Felipe Sa...
-
O mundo perdeu uma pessoa que só andava alegre, cuja sua ação habitual era o riso, um pessoa humilde que demonstrava viver bem com a vida...
-
Por`ESTADÃO O País assistiu, estarrecido, ao sequestro das Mesas Diretoras da Câmara e do Senado por parlamentares bolsonaristas que decidir...
-
É com profunda indignação, tristeza e dor que registro o falecimento do meu amigo, o farmacêutico Pablo Vinicius Dias de Freitas , aos 46...
-
Foto Divulgação - Francisco(Xico)Melo É com profunda tristeza que recebi a notícia do falecimento do ...