domingo, maio 11, 2008

Técnica liga derrame a problemas coronários

Fred Furtado
Ciência Hoje/RJ
Uma técnica criada por pesquisadores gaúchos permite prever com 98% de eficiência se um paciente com problemas de entupimento da artéria carótida corre o risco de ter um acidente vascular cerebral (AVC), também conhecido como derrame. A metodologia faz uso de dois testes rotineiros e já está sendo aplicada em hospitais de Porto Alegre (RS). A intenção é expandir seu uso.
O AVC pode ser causado por falta de sangue no cérebro ou por uma hemorragia na região. Nos derrames provocados por falta de sangue, a causa mais comum é a formação de uma placa de gordura na artéria carótida, que irriga o cérebro com o sangue oxigenado. Essa placa de gordura passa por uma microvascularização e rupturas nesses pequenos vasos liberam coágulos que migram até o cérebro e causam o AVC.
O cirurgião cardiovascular Luciano Cabral Albuquerque, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), liderou a equipe que criou a nova técnica. Eles propuseram um ajuste que permite aos equipamentos comuns de ressonância magnética nuclear mostrar as micro-hemorragias dentro das placas da carótida. Segundo o cirurgião, os equipamentos mais avançados, que fazem essa identificação, são muito caros e muitas vezes os hospitais não têm condições para adquiri-los.
Albuquerque contou com a ajuda de pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) que realçaram a imagem da hemoglobina (pigmento que faz a transferência de oxigênio das células sangüíneas para as outras células) da placa de gordura, fazendo com que apareça na tela do equipamento de ressonância magnética na forma de um brilho. Esse brilho foi relacionado a um indicador do grau de inflamação e risco de infarto, a proteína C reativa. A metodologia desenvolvida pelos pesquisadores foi testada em 70 pacientes e deu resultados positivos em 98% dos casos.
Os cientistas pretendem liberar os resultados gratuitamente nos portais de informação médico-científica da internet e conversar com o Ministério da Saúde para que todas as instituições tenham acesso à configuração dos aparelhos. Também continuarão aprimorando a técnica para que seja eficaz no caso de placas de gordura menores
Fonte: JB Online

Em destaque

TJ-BA institui Sistema de Integridade para reforçar ética, transparência e controle interno

  TJ-BA institui Sistema de Integridade para reforçar ética, transparência e controle interno Por  Política Livre 29/01/2026 às 10:18 Foto: ...

Mais visitadas