Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, dezembro 22, 2024

Lula deve vetar indulto de Natal a condenados por abuso de autoridade

 Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil/Arquivo

O presidente Lula (PT)22 de dezembro de 2024 | 09:00

Lula deve vetar indulto de Natal a condenados por abuso de autoridade

brasil

O presidente Lula (PT) vai vetar o perdão a condenados por abuso de autoridade, segundo o decreto do indulto de Natal deste ano. O texto, obtido pela reportagem, está sendo finalizado pela Casa Civil. A expectativa é de que o decreto seja publicado no Diário Oficial da União até terça-feira (24), véspera de Natal.

Segundo o documento, o presidente deve perdoar gestantes de alto risco e portadores de HIV em estágio terminal, desde que haja comprovação médica. A medida inédita foi antecipada pelo jornal O Globo.

Assim como em 2023, o perdão também será concedido a pessoas com doenças graves, crônicas ou altamente contagiosas, além de condenados com transtorno do espectro autista severo ou outras condições neurodiversas.

O texto deste ano também repete o veto a pessoas condenadas por crimes contra o Estado Democrático de Direito, em resposta ao ataque golpista de 8 de janeiro contra a sede dos três Poderes. A previsão foi incluída por Lula pela primeira vez no indulto de 2023.

Também ficam de fora pessoas que tenham praticado os crimes de peculato e corrupção passiva contra a administração pública, desde que condenadas a mais de quatro anos de pena.

Assim como em anos anteriores, o indulto exclui ainda condenados por crimes hediondos (como homicídio qualificado e estupro), tortura, tráfico de drogas, violência contra a mulher, integrantes de facções criminosas e detentos que estão em regime disciplinar diferenciado.

Prerrogativa do presidente da República, o indulto de Natal implica no perdão da pena. O benefício se tornou tradicional ao longo da história e foi declarado constitucional em 2019 pelo STF (Supremo Tribunal Federal), a partir das regras escolhidas pelo presidente.

Renato Machado/Thaísa Oliveira//Folhapresspoliticalivre

Em destaque

Uma resposta imaginária de Campos Neto para Gleisi Hoffmann e o PT

Publicado em 22 de dezembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Teorias econômicas do PT surpreendem Campos Neto...

Mais visitadas