Terceiro Turno: Operação Overclean escancara desvios de emendas e movimenta bastidores da política
Por Redação
A última semana foi marcada por um terremoto na política e nas gestões municipais. A "Operação Overclean", que apura desvios de emendas parlamentares no DNOCS cumpriu mandados nas sedes de empresas investigadas no esquema criminoso por fraude em licitações, corrupção e lavagem de dinheiro. Entre os alvos da operação estão empresários, servidores e ex-dirigentes de órgãos públicos. As empresas são controladas pelos líderes da organização criminosa ou utilizadas como "fachada" para ocultar a origem ilícita dos recursos desviados dos cofres públicos.
Segundo decisão da Justiça Federal, obtida pelo Bahia Notícias, a organização criminosa atuava fraudando e direcionando procedimentos licitatórios em favor das empresas controladas por seus líderes, alvos da ação da PF, utilizando empresas fantasmas, superfaturamento de contratos e pagamento de propinas a servidores públicos.
Mas, qual o impacto dessa operação na política baiana? Como o esquema descortinado pela PF pode ampliar ainda mais as investigações sobre as prefeituras do estado? Ainda podem ter outros investigados? Quem terá que prestar esclarecimentos? É isso que o Terceiro Turno debate nesta semana.
Com edição de Igor Barreto, o podcast está disponível no nosso site todas as sextas-feiras, sempre às 8h10, e nas principais plataformas de streaming: Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Castbox e TuneIn.