Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, outubro 01, 2024

STF anula condenação de cientistas que desmentiram nutricionista sobre diabetes nas redes sociais

segunda-feira, 30/09/2024 - 19h40

Por Redação

STF anula condenação de cientistas que desmentiram nutricionista sobre diabetes nas redes sociais
Foto: Reprodução / Redes Sociais

O Supremo Tribunal Federal (STF) anulou, nesta segunda-feira (30), a condenação de duas cientistas, processadas por danos morais, após desmentirem um nutricionista nas redes sociais. Na ocasião, o nutricionista afirmou que a diabetes era causada por vermes e foi desmentida pela bióloga Ana Bonassa e a farmacêutica Laura Marise.

 

Na ocasião, as cientistas foram processadas por expor o nutricionista que espalhou a informação falsa. A sentença da juíza Larissa Boni Valieris, da 1ª Vara do Juizado Especial Cível de São Paulo, exigiu que ambas apagassem a publicação em que esclareciam as causas da doença sob pena de multa R$ 100 por dia de descumprimento, além de R$ 1.000 pelos danos morais. 

 

A Justiça paulista entendeu que elas submeteram o nutricionista a uma situação de "vergonha e tristeza" por compartilharem o perfil público dele no Instagram. Na decisão desta segunda, o Ministro Dias Toffoli suspendeu os efeitos da condenação e eventuais multas.

 

Informações do Uol apontam que o autor da desinformação vendia uma suposta solução contra a diabetes. Segundo Ana e Laura, responsáveis pelo canal NuncaVi1Cientista, o perfil vendia "protocolos para desparasitação" como se fossem a cura da doença.

Em destaque

Relatório robusto da PF comprova que golpismo bolsonarista desabou

Publicado em 28 de novembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Nando Motta (brasil247.com) Pedro do C...

Mais visitadas