segunda-feira, 30/09/2024 - 19h40
Por Redação
O Supremo Tribunal Federal (STF) anulou, nesta segunda-feira (30), a condenação de duas cientistas, processadas por danos morais, após desmentirem um nutricionista nas redes sociais. Na ocasião, o nutricionista afirmou que a diabetes era causada por vermes e foi desmentida pela bióloga Ana Bonassa e a farmacêutica Laura Marise.
Na ocasião, as cientistas foram processadas por expor o nutricionista que espalhou a informação falsa. A sentença da juíza Larissa Boni Valieris, da 1ª Vara do Juizado Especial Cível de São Paulo, exigiu que ambas apagassem a publicação em que esclareciam as causas da doença sob pena de multa R$ 100 por dia de descumprimento, além de R$ 1.000 pelos danos morais.
A Justiça paulista entendeu que elas submeteram o nutricionista a uma situação de "vergonha e tristeza" por compartilharem o perfil público dele no Instagram. Na decisão desta segunda, o Ministro Dias Toffoli suspendeu os efeitos da condenação e eventuais multas.
Informações do Uol apontam que o autor da desinformação vendia uma suposta solução contra a diabetes. Segundo Ana e Laura, responsáveis pelo canal NuncaVi1Cientista, o perfil vendia "protocolos para desparasitação" como se fossem a cura da doença.