O encontro do corrupto com a honestidade é o tema da quadrilha em 2018 — Foto: Leo Silva
Nos animados festejos juninos de Jeremoabo deste ano, uma novidade agitou os dançarinos da "quadrilha da corrupção". A Polícia Federal deu o ar da graça na cidade para os preparativos, iniciando com uma performance ousada: a dança da busca e apreensão. Foi uma surpresa para os participantes, que não esperavam essa visita inesperada, já que estavam contando com a permanência da impunidade.
Outro destaque da quadrilha foi a representação da fraude nas licitações do transporte escolar, onde uma das dançarinas gritava "É Fake News!", tentando desviar o foco das investigações. De qualquer forma, houve um avanço no combate à malversação do dinheiro público, pois no ano anterior a única "música" que se ouviu foi o miado do gato na rede elétrica.
Como não poderia deixar de ser, tem até um padre falastrão com a batina já rasgada para animar a festa
Uma outra novidade foi a participação de um locutor de rádio durante os ensaios, que espalhava que o governo federal não iria ajudar os favelados nas enchentes. No entanto, para o primeiro ensaio, já foi um bom começo. Resta aguardar se os vereadores da oposição descobrirão mais quadrilheiros para engrossar os festejos.
O momento mais divertido foi quando a turma entoava: "Olhe a Federal!", e alguém respondia: "É mentira, eles só vieram dar uma olhadinha nos papéis". Assim, entre danças, músicas e críticas satíricas, os festejos juninos de Jeremoabo ganharam um toque especial este ano, com a presença marcante da justiça e o humor característico do povo.