Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, dezembro 10, 2023

Saiba quem são os ministros e ministras de Javier Milei




Presidente eleito da Argentina, Javier Milei, pretende reduzir o número de ministérios de 18 para 8

Por Manuela Castro

Javier Milei, presidente eleito da Argentina, pretende reduzir o número de ministérios de 18 para 8 e integrar as secretarias de Desenvolvimento Social, Trabalho e Educação ao Ministério do Capital Humano, segundo a plataforma eleitoral da Freedom Advances.

Até a sexta-feira (8), acreditava-se que a pasta da Saúde seria rebaixada a secretaria e que ficaria sob o guarda-chuva do Ministério do Capital Humano, segundo fontes oficiais. No entanto, o partido Libertad Avanza confirmou à CNN que a Saúde continuará sendo um ministério.

Veja abaixo quem são os ministros e secretários confirmados de Milei.

Ministérios:

    Ministério da Defesa: Luis Petri
    Ministério do Capital Humano: Sandra Pettovello
    Ministério da Economia: Luis Caputo
    Ministério da Infraestrutura: Guillermo Ferraro
    Ministério do Interior: Guillermo Francos
    Ministério da Justiça: Mariano Cúneo Libarona
    Ministério das Relações Exteriores: Diana Mondino
    Ministério da Segurança: Patricia Bullrich
    Ministério da Saúde: Mario Russo

Saiba quem são os ministros e ministras de Milei:

“A chefe”, Karina Milei

Ela é irmã de Javier Milei e sua pessoa de maior confiança. Embora ainda não tenha sido anunciado qual será o seu papel específico, há meses o economista disse que ela poderia ser a primeira-dama do seu governo. Ele também afirmou que ele era o divulgador, e ela, arquiteta nas sombras.

Chefe de Gabinete
Nicolas Posse

Atualmente, Posse é Diretor de Projetos da Aeropuertos Argentina 2000, empresa que opera 35 aeroportos no país e onde Milei trabalhou como economista.

Ministério do Capital Humano
Sandra Pettovello

Pettovello se defin como especialista em questões familiares e sociais e foi vice-presidente do partido de direita Ucedé, que nos anos 1990 se alinhou com a Presidência de Carlos Menem.

É formada em Jornalismo e em Ciências da Família pela Universidad Austral. Além do Ucedé, participou politicamente do Pro, mas não tem experiência em gestão pública.

Ministério da Economia
Luís Caputo

Luis Caputo é especialista financeiro e fez parte da delegação que acompanhou o presidente eleito aos Estados Unidos.

Também atuou como Ministro da Fazenda e presidiu o Banco Central da Argentina em diversos momentos durante a presidência de Mauricio Macri (2015-2019).

Ministério da Segurança
Patrícia Bullrich

Bullrich foi candidata a presidente no primeiro turno das eleições presidenciais de 2023. Ela já esteve à frente do Ministério da Segurança, durante a presidência de Mauricio Macri.

Durante a primeira parte da campanha, Bullrich teve conflitos difíceis com Milei. No entanto, após as eleições gerais, ele apoiou o economista publicamente e disse que “se perdoaram”.

Ministerio de Defesa
Luis Petri

Petri foi candidato a vice-presidente na chapa de Bullrich, que, após ficar em terceiro lugar no primeiro turno, apoiou a candidatura de Milei. É líder da União Cívica Radical da província de Mendoza.

Foi deputado nacional entre 2013 e 2021 e presidiu a Comissão de Segurança Interna na Câmara.

O comunicado do gabinete de Milei destaca que, com a indicação de Petri, “a chapa completa do Juntos pela Mudança foi integrada” ao governo de Milei.

Ministério de Relações Exteriores
Diana Mondino

É economista e diretora de Assuntos Institucionais da Universidade do Centro de Estudos Macroeconômicos da Argentina (Ucema).

Segundo sua biografia, “tem experiência como diretora em empresas listadas na Argentina e na Bolsa de Nova York como Pampa Energía, Banco Supervielle e Loma Negra”.

Anteriormente, foi diretora-gerente da Standards & Poors e líder para a América Latina da empresa de classificação de risco.

Ministério da Justiça
Mariano Cúneo Libarona

É advogado especializado em direito penal e professor de pós-graduação na Universidade de Palermo. Faz parte do Estudio Cúneo Libarona junto com seus irmãos Rafael, Matías e Cristián.

Assim como Milei, ele se define como um defensor de ideias libertárias e tem experiência como palestrante de televisão e assessor de programas como “Policía Bonaerense” (2003) e “Código Penal” (2004).

Ministério do Interior
Guillermo Francos

É advogado e ex-deputado nacional. Atualmente, atua como diretor da Corporación América, presidida pelo bilionário Eduardo Eurnekian, que também é dono da Aeropuertos Argentina 2000.

Ele tem uma longa história no campo político. Em meados da década de 1990, fundou a Ação pelo Partido República (AR) juntamente com o ex-ministro da Economia Domingo Cavallo e foi eleito deputado nacional.

Além disso, ocupou diversos cargos durante o governo de Carlos Saúl Menem e, posteriormente, no governo da província de Buenos Aires durante a administração de Daniel Scioli.

Quando foi convocado para acompanhar Milei, era diretor-executivo para Argentina e Haiti do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Ministério da Infraestrutura
Guillermo Ferraro

Até abril deste ano, atuou como diretor da KPMG Argentina. Foi funcionário do Ministério da Indústria durante a gestão presidencial de Eduardo Duhalde, entre 2002 e 2003.

Anteriormente, entre 1988 e 1991, foi subsecretário de Informação e Telecomunicações da província de Buenos Aires, segundo informações da agência estatal Télam.

Ministério da Saúde
Mario Russo

O doutor Mario Russo será o chefe do Ministério da Saúde. Segundo a agência de notícias estatal Télam, Russo é cardiologista e já trabalhou nos municípios de San Miguel e Morón.

A mesma fonte informa que o médico trabalhou em diversos estabelecimentos de saúde, como o Hospital Italiano, a clínica Fleni e o Hospital Polo Sanitario Malvinas Argentinas.

Secretarias confirmadas:

    Secretaria de Educação: Carlos Horacio Torrendell
    Secretaria de Comunicação: Belén Stettler
    Secretaria de Energia: Eduardo Rodríguez Chirillo
    Secretaria do Trabalho: Gustavo Morón

Faltam definições para as secretarias de Agricultura, Cultura e Transporte. São cotados para essas vagas Fernando Vilella, Leo Cifelli e Franco Mogetta, respectivamente.

Saiba quem são os secretários de Javier Milei:

Secretário de Energia
Eduardo Rodríguez Chirillo

É advogado e doutor pela Universidade de Navarra, especialista em energia, com vasta experiência em consultoria, segundo o seu perfil no LinkedIn.

Atuou na Secretaria de Energia da Argentina sob a presidência de Carlos Menem, durante o período de políticas de privatização de empresas de energia.

É sócio-fundador da ERC Consultores, consultoria energética com sede no Uruguai que presta serviços para Argentina, México e Espanha.

Secretário de Agricultura
Fernando Vilella

É agrônomo e, até o momento de sua nomeação, foi diretor da Faculdade de Agronomia da Universidade de Buenos Aires.

Foi subsecretário de Assuntos Agrários da Província de Buenos Aires durante a gestão de Daniel Scioli, entre 2007 e 2008.

Secretário de Transportes
Franco Mogetta

É advogado e atualmente é Secretário de Transportes da província de Córdoba, no governo de Juan Schiaretti.

Secretaria do Trabalho
Gustavo Morón

É economista e ocupou diversos cargos na gestão pública. O mais recente foi o de superintendente de Riscos Ocupacionais durante o governo Macri.

Saiba quem são os cotados a secretarias

Secretaria de Cultura
Leonardo Cifelli

É produtor e gestor cultural. Foi Chefe de Gabinete do Ministério da Cultura da Cidade de Buenos Aires entre 2016 e 2017.

Outras nomeações:

    Presidente da Câmara dos Deputados: Martin Menem
    Banco Central: Santiago Bausili
    Tesouro da Nação: Rodolfo Barrat
    Porta-voz presidencial: Manuel Adorni
    Administração Nacional da Segurança Social: Osvaldo Giordano
    Indec: Marco Lavagna
    Banco Nación: Daniel Tillard e Darío Wasserman
    Instituto Central Nacional de Ablação Única e Coordenação de Implantes (INCUCAI): Carlos Soratti
    Instituto Nacional de Serviços Sociais para Aposentados e Pensionistas (PAMI): Esteban Leguizamo
    Administração Geral das Receitas Públicas (AFIP): Florencia Misrahi

Falta ainda a indicação para o Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (Conicet) — o cotado para este órgão é Daniel Salamone.

Saiba quem são outros nomeados por Milei:

Banco Central
Santiago Bausilli

O gabinete do presidente eleito anunciou no dia 6 de dezembro, por meio do X, antigo Twitter, que Santiago Bausilli será presidente do Banco Central da República Argentina (BCRA).

Na mesma mensagem anunciaram que Daniel Tillard e Darío Wasserman serão presidente e vice-presidente, respectivamente, do Banco Nación Argentina (BNA).

Presidente da Câmara dos Deputados
Martin Menem

Menem é advogado e empresário. Embora tenha um sobrenome com longa história na política argentina, chegou a esta área há apenas dois anos. É sobrinho do ex-presidente Carlos Saúl Menem e filho do ex-senador Eduardo Menem.

É legislador provincial desde 2021 por La Libertad Avanza e foi candidato a governador da província de La Rioja nas eleições deste ano, terminando em terceiro. Após a derrota, ingressou na chapa partidária e foi eleito deputado nacional.

A eleição do presidente da Câmara dos Deputados corresponde aos membros deste órgão legislativo, mas Milei anunciou que o seu partido irá propor o nome de Menem para o cargo.

Terceiro na linha de sucessão presidencial, o presidente da Câmara dos Deputados pertence tradicionalmente ao partido do presidente da nação.

Administração Nacional da Segurança Social (Anses)
Osvaldo Giordiano

Inicialmente, se especulava que a atual representante nacional da província de Buenos Aires, Carolina Píparo, assumiria a Anses.

Entretanto, a assessoria de imprensa da Milei informou que quem assumirá o comando do órgão será Osvaldo Giordiano, economista e atual Ministro da Fazenda de Córdoba.

Porta-voz presidencial
Manuel Adorni

É jornalista, consultor econômico e professor universitário, segundo sua biografia no X, antigo Twitter.

Colabora em diversos meios de comunicação, como Infobae, canal de televisão A24 e Rádio Rivadavia.

Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (Conicet)
Daniel Salamone

Daniel Salamone, veterinário e pesquisador principal do Conicet, especialista em clonagem é cotado para assumir o órgão.

Seus focos de pesquisa são micromanipulação de embriões e edição de genes em bovinos, equinos, ovinos, caprinos, suínos e gatos.

Foi também diretor do Departamento de Produção Animal da Faculdade de Agronomia da Universidade de Buenos Aires e presidente da Sociedade Internacional de Tecnologia de Embriões.

Banco Nación
Daniel Tillard e Dario Wasserman

O Gabinete do presidente eleito da Argentina, Javier Milei, anunciou esta quarta-feira, através do X, antigo Twitter, que Daniel Tillard e Darío Wasserman serão presidente e vice-presidente, respetivamente, do Banco Nación Argentina (BNA).

Instituto Central Nacional de Ablação Única e Coordenação de Implantes (INCUCAI)
Carlos Sorati

O atual presidente do Instituto Central Nacional de Ablação Única e Coordenação de Implantes (INCUCAI), Carlos Soratti, continuará à frente da entidade durante a nova gestão governamental.

Instituto Nacional de Serviços Sociais para Aposentados e Pensionistas (PAMI)
Esteban Leguizamo

O diretor executivo do Instituto Nacional de Serviços Sociais para Aposentados e Pensionistas (PAMI) será Esteban Leguizamo.

Administração Geral das Receitas Públicas (AFIP)
Florencia Misrahi

Na sexta-feira (8), a Presidência Eleita confirmou que a chefe da AFIP será Florencia Misrahi. Segundo a Agência Télam, Misrahi é advogado especializado em direito tributário com experiência no setor privado.

Com informações de Ignácio Grimaldi

CNN

Postado há  por  

Em destaque

Trump escapou sem receber pena, mas Bolsonaro não conseguirá escapar

Publicado em 13 de janeiro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Bolsonaro mantém um bom relacionamento com Trump ...

Mais visitadas