O ano de 2023 está chegando ao fim e, infelizmente, Jeremoabo não tem muito a comemorar. O prefeito, Deri do Paloma, continua agindo de forma corrupta e irresponsável, prejudicando a população.
Ao longo do ano, Deri do Paloma foi investigado por nepotismo, irregularidades em licitações e abuso de poder econômico. Ele também foi condenado pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) a pagar várias multas por irregularidades em uma licitação e nepotismo, muito embora em Jeremoabo tenha carta branca para a prática do nepotismo e promoção pessoal e dane-se a Coonstituição de 1988.
Apesar de todas as denúncias, Deri do Paloma parece estar impune. A Câmara de Vereadores, que deveria fiscalizar o prefeito, prefere se omitir. A CPI da corrupção, que foi criada para investigar as irregularidades, já nasceu morta, as quentinhas ninguém fala mais.
Enquanto isso, a cidade de Jeremoabo continua a sofrer. A educação, a saúde e a infraestrutura estão em péssimas condições. O parque de vaquejada foi demolido, o parque infantil da praça do Forró foi demolido, a praça em frente à Câmara foi abandonada e demolida, o juazeiro centenário foi assassinado.
O futuro de Jeremoabo é incerto. Se a situação não mudar, a cidade caminha para o abismo.
Aqui estão algumas sugestões para que a situação de Jeremoabo melhore:
- A população deve continuar pressionando o prefeito e a Câmara de Vereadores para que eles cumpram seus deveres, já que para isso foram eleitos e são pagos.
- A sociedade civil organizada deve se unir para denunciar as irregularidades.
- O Ministério Público deve investigar as denúncias e punir os responsáveis.
Apenas com a união de todos é possível mudar a realidade de Jeremoabo.
Espera-se que os vereadores, ao se mirar nos espelhos da Câmara, para conferir a recente harmonização facial, tenha um surto de bom senso e caia na real. Precisa abandonar a política de duas caras uma antes das eleições e outra depois, deev assumir em plenitude o papel de vereador fiscalizando e denunciando; mas sem tomar partido nem fazer declarações imbecis. Vamos ver se eles vereadores conseguem.