em 3 nov, 2022 4:03
Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Não, caro leitor, não pense que este pequeno espaço vai tripudiar dos derrotados nesta eleição de 2022 em Sergipe.
Nomes do ciclo que se fecha
A eleição de 2022 fechou um ciclo em Sergipe que se iniciou na redemocratização do país, na década de 80, com lideranças como Jackson Barreto, Valadares, João Alves (já falecido), Maria do Carmo Alves, 0José Carlos Machado, Albano Franco e mais na frente com João Gama (cujo filho foi candidato a vice de Rogério), os irmãos Amorim, entre outros. Desta turma citada acima a maioria estava no palanque de Rogério Carvalho e tirando o próprio derrotado ao governo, os outros vestirão o pijama eleitoral.
Até mesmo o vitorioso Belivaldo Chagas, vai vestir o pijama eleitoral após à reeleição em 2018 e deixará o governo numa situação bem melhor do que recebeu do calamitoso governo de Jackson.
Nomes do novo ciclo
O novo ciclo terá como líder o governador eleito Fábio Mitidieri e do lado dele lideranças que mostraram força e desenvoltura nesta eleição. Por exemplo, Edvaldo Nogueira, mesmo fazendo parte da turma “antiga”, deve ainda disputar um mandato em 2026. Laércio Oliveira é outro que se consolidou com a vitória para o Senado e ainda terá novas disputas pela frente. Na oposição se consolidaram nomes já conhecidos como Rogério e Valmir de Francisquinho, como também nomes novos como a delegada Danielle Garcia, que teve uma votação enorme em Aracaju para o senado, a própria Emília Correa (vice de Valmir) e a atual vice-governadora Eliane Aquino, que deve ser prestigiada no governo Lula.
Um destaque para André Moura
Do lado de Fábio, chamou à atenção a desenvoltura e a liderança do ex-deputado André Moura, filho do saudoso e amigo Reinaldo Moura, que no este mês completará um ano de falecimento. André Moura não foi candidato, mas se descobriu em uma nova “função” na política, a de coordenador de campanhas.
A primeira campanha vitoriosa que teve a coordenação de Moura foi a da filha dele, Yandra de André, que apresentou uma campanha jovem, com muita força nas redes sociais e um grande volume de rua. O resultado foi a vitória de Yandra em 1º Lugar com 131.471 votos, sendo a deputada federal mais votada da história de Sergipe e a 5ª deputada mais votada do país, proporcionalmente.
A vitória da deputada federal fez com que André fosse galgado no grupo governista para coordenar a campanha de Fábio Mitidieri ao governo, que terminou o primeiro turno em 3º lugar e precisa de uma forte mexida. Com um grande poder de articulação política e energia incansável, André assumiu a coordenação e deu um novo ritmo a campanha de Fábio.
Na equipe de Fábio, e até mesmo no marketing, a coordenação de André Moura é tida como uma das principais mudanças que efetivaram essa virada nas urnas e a eleição de Fábio Mitidieri ao Governo de Sergipe com 623.851 votos. André, mais uma vez, deu a volta por cima e saiu extremamente fortalecido e, ao lado de Fábio, foi um dos mais vitoriosos neste pleito.
Base política e máquina azeitada
Além de receber um governo saneado, Fábio contará com 16 deputados estaduais (são 24 ao todo) e 6 deputados federais, dos 8 que Sergipe tem.
O blog deseja apenas que este novo ciclo traga mais desenvolvimento para Sergipe del Rey. Um Estado com um potencial enorme em várias áreas tem tudo para avançar, principalmente agora que Fábio pegará uma máquina azeitada pronta para funcionar sem parar.
Breve descanso E o blog só retornará a ser atualizado na próxima segunda-feira, 07. Um breve descanso! Canal aberto com o governo Lula E o futuro governador Fábio Mitidieri terá um canal aberto com o governo Lula para desespero de alguns da oposição que torcem “pelo quanto pior, melhor.” Além do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, ex-prefeito de São Paulo, que deve levar o partido para a base de Lula no Congresso, Fábio ainda contará com o ex-colega da Câmara Federal, Márcio Macedo e a atual vice-governadora Eliane Aquino, que foram adversários, mas pensam no coletivo, no melhor para Sergipe.
O legado de Déda não passa por Rogério O principal derrotado, Rogério Carvalho expeliu toda sua arrogância contra o titular deste espaço há quase um ano, quando do voto dele decisivo para o orçamento secreto. De lá para cá foram só perseguições. O blog não se curvou e tinha a certeza que se ele fosse eleito as retaliações seriam enormes. Apenas uma certeza: o legado do professor Marcelo Déda não passa por Rogério Carvalho. Óleo e água não se misturam.
Experiência e nomes novos Pelas entrevistas que vem concedendo o governador eleito, Fábio Mitidieri diz que vai mesclar a experiência de alguns gestores com nomes novos para oxigenar a nova gestão. O foco dele na juventude será colocado na prática na nova festão com oportunidades para novos gestores.
Socorro: Deputado quase não reeleito quer enganar a quem? Somente em Sergipe del Rey que alguns pensam que todos são burros. Em Nossa Senhora do Socorro o deputado estadual Samuel Carvalho quase não se reelege, mas tenta passar a impressão que foi ele o responsável pela vitória de Fábio no município. A candidata a deputada estadual do prefeito padre Inaldo teve cerca de 35 mil votos e agora agora ele quer dizer que foi o responsável pela vitória de Fábio lá. Vá catar lata como se diz no interior…
Crime contra a Democracia: secretária da presidência da Fecomércio/SE defende Intervenção Federal e desrespeito ao resultado eleitoral E o blog recebeu mensagens de empresários amigos revoltados com a postagem da secretária da presidência da Fecomércio/SE, de nome Neide Santana, defendendo a intervenção federal por conta de não aceitar o resultado eleitoral. Ou seja, golpista!
Imparcialidade política e jamais golpista Uma funcionária de uma entidade jamais deveria defender tese golpista pelas redes sociais afrontando a Constituição e defendendo o retorno da ditadura através de uma intervenção federal. A democracia exige respeito ao resultado proclamado no último dia 30.10, e iniciativas como a dessa secretária da presidência da entidade que teve eleições anuladas, afundam ainda mais a imagem da instituição, cujos colaboradores deveriam prezar por condutas condizentes com a função que ocupam na entidade. Quem defende esta secretária? Está sendo feita uma denúncia junto ao MPF, já que é uma entidade classista nacional para que sejam tomadas as devidas providências.
Fecomércio/SE: conselheiros farão assembleia extraordinária hoje, 03 E os conselheiros da Fecomércio/SE farão uma assembleia extraordinária hoje, 03, para deliberar sobre a sentença judicial que anulou a eleição da entidade . A assembleia cumprirá a determinação judicial da Justiça do Trabalho. O comunicado aqui: COMUNICADOFE
Motivos Um dos motivos que consta na sentença que anulou a eleição da Fecomércio, proferida pelo juiz da 6ª Vara do Trabalho, Ariel Salete, foi a presença de membros inaptos a participarem da eleição, como foi o caso de um dos presidentes de sindicato que não é sócio de empresa que exerça atividade comércio. Segundo o que foi comprovado pela Justiça um dos presidentes que votou não tem empresa e, portanto, não poderia votar. Outro motivo apresentado no mérito da sentença, é que não foi seguido rito regulamento eleitoral no decorrer do processo, que culminou com a proibição da chapa 1 poder concorrer no dia da eleição. O blog acompanhara de perto toda assembleia com ouvidos e olhos espalhados pelos “quatro cantos.”
Dados interessantes No Nordeste, onde Lula foi o maior vencedor com percentuais acima de 60% em todos os Estados, apenas Pernambuco e Sergipe não elegeram os candidatos apoiado por ele. Pernambuco teve um fato atípico, o marido da candidata morreu no dia da apuração do 1º turno e a comoção foi enorme. Já em Sergipe todos sabem as razões… orçamento secreto, arrogância, terno encomendado…
Macambira: ex-prefeito que deixou o PT viu Rogério vencer E o ex-prefeito de Macambira, Luciano de Vital, que deixou o PT sofreu mais uma derrota eleitoral. Desta vez quase 700 votos a mais para Rogério no município que teve menos de 5 mil votos válidos. No município, após o resultado, a piada que corre é que o prefeito Carivaldo Souza é como vinho “quanto mais velho” melhor para estourar os votos para os candidatos que o grupo comandado por ele apoia.
Prefeito empossa Luiz Roberto como presidente da Emsurb e Evandro Galdino como secretário de Governo O prefeito Edvaldo Nogueira empossou, na tarde da terça-feira, 1º, Luiz Roberto Dantas como presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), e Evandro Galdino, como secretário municipal de Governo. As nomeações ocorreram durante reunião do gestor de Aracaju com seu secretariado. Ambos estiveram afastados das funções em virtude de suas participações no processo eleitoral. Luiz Roberto reassumirá o cargo, que estava sob o comando de Bruno Moraes. Este, por sua vez, voltará à função que ocupava anteriormente – a de diretor de Operações da Emsurb.
CONIVALES terá estande no 8º Congresso Norte – Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde O Consórcio Intermunicipal do Vale do São Francisco (CONIVALES) participará, pela primeira vez, do Congresso Norte – Nordeste de Secretarias Municipais da Saúde, que terá a 8ª edição sediada em Aracaju, de hoje, 3 até o dia 5 de novembro, a partir das 8h, no Centro de Convenções AM MALLS Sergipe. O evento é realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Sergipe (CONEMS/SE) e deve reunir gestores, trabalhadores e profissionais do SUS das regiões Norte e Nordeste do país.
Programação O Congresso conta com uma programação que inclui seminários e oficinas para a discussão de pautas relacionadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), a exemplo da Atenção Básica, mortalidade materna e infantil, Telessaúde, vigilância, governança e PRI, judicialização, especificidades regionais, saúde indígena, Educação Permanente em Saúde, Residências em Saúde, Saúde Digital, Assistência Farmacêutica, financiamento, entre outros temas.
Expectativa Para o presidente do CONVIVALES, Franklin Freire, a expectativa é de que o consórcio consiga reunir no estande, o maior número de visitantes, gestores e secretários de saúde, para que possam conhecer o trabalho realizado pelo consórcio público de saúde dos municípios sergipanos. “Planejamos com muito carinho, o espaço que receberá os gestores e profissionais de Saúde. Entregaremos materiais institucionais aos visitantes, além de relatórios para os municípios que já integram o CONIVALES, no entanto, esperamos fazer contato com os municípios que ainda não são consorciados e conveniados, portanto, esperamos a visita de todos no estande número 68”, informou o presidente.
Dúvidas O presidente acrescentou ainda, que os colaboradores do Consórcio estarão disponíveis para esclarecer dúvidas sobre os procedimentos realizados para as compras compartilhadas de medicamentos, insumos hospitalares e materiais odontológicos, além de explanações sobre o sistema próprio de Regulação Médica.
INFONET