Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, setembro 25, 2022

Gustavo Petro propõe força militar amazônica aos EUA




O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, está propondo aos EUA a criação de uma força militar binacional para a proteção da Floresta Amazônica contra incêndios.

A proposta foi feita durante uma reunião com a chefe do Comando Sul dos Estados Unidos, general Laura J. Richardson, realizada em Bogotá em 7 de setembro. Segundo a agência Infobae (08/09/2022), a imprensa não teve acesso ao encontro, mas Petro revelou depois os assuntos tratados, que incluíram a colaboração na política antidrogas e a criação da força militar amazônica. De acordo com ele, a força teria o objetivo central de combater os incêndios cada vez mais frequentes no bioma, representando um problema de segurança que envolve toda a humanidade.

“Propus à general a construção de uma força, que, segundo me disse ela, teria um esboço no Brasil (sic), uma força militar com helicópteros etc, mas destinada a apagar os incêndios da floresta amazônica, que hoje é o principal problema de segurança da humanidade”, disse o mandatário.

“O nosso rival está nessas chamas que podem queimar a floresta. E a melhor mensagem que uma colaboração militar entre os EUA e a Colômbia poderia transmitir ao mundo é precisamente que não se queime, e que estabelecemos os mecanismos econômicos e sociais, por um lado, e os mecanismos militares e operativos, do outro, para impedir a queima da floresta amazônica”, completou.

A proposta de Petro deve acender um sinal de alerta vermelho em Brasília, pois denota a sua intenção de dar grande destaque a essa “diplomacia ambiental” em relação à Amazônia e à questão climática. Vale lembrar o famigerado projeto do Corredor AAA (Andes-Amazônia-Atlântico), proposta de um corredor transnacional de unidades de conservação e terras indígenas, para a qual seu antecessor e protetor Juan Manuel Santos (2010-2018) tentou sem sucesso atrair o Brasil, sendo vetada pela pronta intervenção do Ministério da Defesa e do Itamaraty. Uma iniciativa do gênero é tudo de que os EUA necessitam para fincar uma presença militar na Amazônia, além dos assessores que mantêm na Colômbia como parte da colaboração antidrogas.

MSIa

Em destaque

Bolsonaro repete roteiro de Lula para forçar candidatura de 2026 e usa até mesmo discurso do PT

  Foto: Alan Santos/PR/Arquivo O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) 24 de janeiro de 2025 | 17:31 Bolsonaro repete roteiro de Lula para força...

Mais visitadas