por Nicole Angel, de Brasília
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou na tarde desta terça-feira (3) que é preciso que os poderes dialoguem para evitar uma escalada de crise. A fala de Lira vem logo após a reunião entre o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PDB-MG), e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux (leia mais aqui).
Apesar de não ter participado do encontro entre Pacheco e Fux, Lira considerou a ocasião muito importante, pois é uma obrigação dos chefes de poder conversarem entre si para conter as crises e conseguir enfrentar os reais problemas do país. “São problemas que exigem soluções inteligentes, a união, o diálogo e trabalho do Congresso Nacional, e nós estamos dispostos a manter essa boa relação com o poder Executivo, com o poder Judiciário, dentro desse propósito”, afirmou.
“O Legislativo sempre buscou e busca o equilíbrio, a harmonia e a tranquilidade entre os Poderes e a relação democrática do Brasil”, destacou o presidente da Câmara. “Tenho conversado muito de perto com o presidente Rodrigo Pacheco, com o presidente Fux, com o presidente [Jair] Bolsonaro. Nós vamos encontrar uma saída negociada para aliviar o momento de tensão, de pressão, quase que de um período pré-eleitoral”, declarou Lira.
REBATENDO CRÍTICAS
Lira também rebateu as críticas recebidas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que afirmou que o presidente da Câmara tem ‘poder imperial’. “Porque ele já está querendo criar o semipresidencialismo. Ele já quer tirar o poder do presidente para que o poder fique na Câmara dos Deputados e ele aja como se fosse o imperador do Japão", disse Lula durante evento desta terça-feira (3), promovido pelo Solidariedade para oficializar o apoio à pré-candidatura do petista.
Para rebater as críticas, o deputado afirmou que Lula vem cometendo atos falhos o tempo todo e que o petista não tem motivos para falar sobre o presidente da Câmara. “Porque ele não me conhece, nunca conversou comigo, nunca tomou um café. Nunca bati um papo, nunca tive o prazer ou desprazer de estar com ele. Não costumo falar de quem eu não conheço”, frisou Lira.
Sobre a questão sobre o semipresidencialismo, citado por Lula, Lira disse que falar sobre isso é uma "grosseria e falta de desinformação". “Todos vocês estão calejados de saber, nós queremos uma proposta de debate e uma comissão que está formada para debater um assunto para implementação em 2030, se for aprovado”, declarou o deputado.
Bahia Notícias