Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, março 21, 2022

Pesquisa: Lula vence em todos os cenários de segundo turno; Bolsonaro perderia em todos

Publicado em 21 de março de 2022 por Tribuna da Internet

Pesquisa eleitoral

Charge do Duke (O Tempo)

Deu no Correio Braziliense

De acordo com pesquisa de opinião realizada agora em março e divulgada nesta segunda-feira (21/3) pela BTG Pactual/FSB, sobre as eleições 2022, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) consolida o favoritismo do eleitorado brasileiro e lidera a intenção de votos, seguido pelo atual presidente Jair Bolsonaro (PL), na corrida por uma vaga no 2º turno. O petista aparece com 43% das intenções de voto, contra 29% do chefe do Executivo.

Todos os demais sete nomes da disputa somam, juntos, apenas 24%. A lista é encabeçada por Ciro Gomes (PDT), com 9%; seguido do ex-juiz Sergio Moro (Podemos), com 8%. Somente 5% dos eleitores não escolheram nenhum dos nomes.

A terceira via tem caminho difícil devido ao alto recall e receptividade de Lula e Bolsonaro. Apenas 11% dos eleitores dizem que não votariam nem no presidente nem no petista.

POLARIZAÇÃO – Segundo Marcelo Tokarski, sócio-diretor do Instituti FSB Pesquisa, “com o atual patamar de ótimo/bom, Bolsonaro se mostra muito competitivo para disputar um eventual 2º turno contra Lula. Hoje, os dois deixam pouco espaço para a chamada terceira via”.

Mesmo assim, a pesquisa cogitou cenários secundários em que, por exemplo, Lula disputa o segundo turno com Moro e ganha com 53%, contra 32% do ex-juiz. Lula também bate no governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 54%, contra 22% do governador de São Paulo; assim como Ciro Gomes, que ficaria com 29%, contra 50% do petista.

Já cenários secundários com Bolsonaro, Ciro ganharia o páreo com 52% e o presidente ficaria com 36%; Moro também ganharia com 43%, contra 36% de Bolsonaro; assim como Doria, com 44%, contra 38% do atual presidente.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Mais uma pesquisa tipo Piada do Ano, feita sob medida para incentivar a polarização, principal objetivo tanto de Lula quanto de Bolsonaro. O quesito mais ridículo e patético é a indicação de que apenas 11%  dos eleitores não admitem votar em Lula ou Bolsonaro sob hipótese alguma. A própria pesquisa já aponta que 24% dos eleitores preferem outros candidatos. Levando-se em conta que ainda existem indecisos, que a pesquisa indica serem  apenas 5%, a soma já daria 29% que não votam em Lula nem em Bolsonaro. Mas este número não tem validade, porque é de pesquisa induzida, na qual são apresentados os nomes dos candidatos. Na pesquisa espontânea (“Em quem você vai votar?”) o npúmero de indecisos passa de 30%.

A estatística é uma ciência baseada na Aritmética, não pode aceitar contradições tão evidentes. Depois voltaremos ao tema, com mais detalhes interessantíssimos sobre essa pesquisa escalafobética – no meu entender, é claro, pois há quem julgue irrefutáveis tais indicações “estatísticas”. (C.N.)


Em destaque

Custo de vida mina popularidade de Lula, que tenta reeleição

Publicado em 24 de fevereiro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Mercado se mostra inquieto diante das expectati...

Mais visitadas