Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, março 05, 2022

Os riscos do ataque russo à usina nuclear na Ucrânia




A usina nuclear de Zaporizhzhia foi atingida nas primeiras horas da sexta-feira (4/3)

Por Esme Stallard e Victoria Gill

Prédios da usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia - a maior da Europa - foram danificados após serem atingidos por bombardeios.

O ataque levou líderes mundiais a acusar a Rússia de agir de forma imprudente.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse que isso pode "ameaçar diretamente a segurança de toda a Europa".

Entenda o que se sabe sobre o ataque à maior usina nuclear da Europa:

O que aconteceu com a usina?

A Rússia atacou Zaporizhzhia com bombardeios e depois assumiu o controle da usina.

Edifícios em torno de uma de suas seis unidades de energia foram danificados, de acordo com a inspeção nuclear da Ucrânia.

A agência nuclear da ONU, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA, na sigla em inglês), diz que nenhum dos sistemas de segurança da usina foi afetado e que não houve liberação de material radioativo.

Quão perigoso foi o ataque?

Especialistas dizem que o ataque criou uma situação muito arriscada.

Se um reator - o dispositivo que gera energia em uma usina nuclear - e o prédio que o abriga forem danificados, isso poderia causar o superaquecimento do reator e um derretimento do núcleo. A radiação poderia então vazar para o ambiente circundante.

Se as pessoas fossem expostas a essa radiação, isso poderia causar graves impactos à saúde imediatos e de longo prazo, incluindo câncer.

Isso foi visto em 1986 na Usina de Chernobyl, na Ucrânia - o local do pior incidente nuclear da história.

O ataque poderia ter sido 'outro Chernobyl'?

Especialistas dizem que, embora o ataque tenha sido perigoso, existem diferenças importantes entre as usinas de Chernobyl e Zaporizhzhia.

Zaporizhzhia é um local muito mais seguro, de acordo com o Dr. Mark Wenman, do Imperial College London. Ele diz que o reator está em um edifício de concreto reforçado com aço que pode "suportar eventos externos extremos, tanto naturais quanto causados ​​pelo homem, como um acidente de avião ou explosões".

A usina de Zaporizhzhia também não contém grafite em seu reator.

Em Chernobyl, o grafite causou um incêndio significativo e foi a fonte da nuvem de radiação que percorreu a Europa.

O que acontece se a usina nuclear perder energia?

"Você não precisa atingir diretamente uma planta para ter um problema", diz Olexi Pasiuk, vice-diretor da Ecoaction, um grupo de pressão ambientalista na Ucrânia. Uma interrupção no fornecimento de energia da usina também poderia causar sérios problemas.

Os ucranianos estavam em processo de desligar os reatores para protegê-los. Acredita-se que apenas um dos seis reatores em operação na usina esteja funcionando.

No entanto, os reatores não podem simplesmente ser desligados como fontes de energia convencionais. Eles devem ser resfriados lentamente, ao longo de 30 horas - o que exige um fornecimento constante de eletricidade para a planta.

Uma interrupção neste fornecimento de energia - e, portanto, no processo de resfriamento - também pode levar a vazamentos de radiação.

Isso poderia acontecer se o combustível nuclear excedesse seu ponto de fusão e materiais radioativos atravessassem as instalações de contenção.

A professora Claire Corkhill, especialista em materiais nucleares da Universidade de Sheffield, diz que o pior cenário seria uma perda de resfriamento semelhante à da usina japonesa de Fukushima após o tsunami de 2011.

Nesse caso, uma perda de energia levou a uma perda de resfriamento, o que causou um colapso em três de seus reatores nucleares.

'Cidades perto de Chernobyl foram abandonadas após o incidente nuclear naquele momento'

Quantas usinas nucleares existem na Ucrânia?

A invasão da Ucrânia é incomum porque é um conflito em um país com grande potência nuclear. Existem quatro grandes usinas nucleares na Ucrânia, e a agora aposentada Chernobyl.

A Rússia tem o controle de Zaporizhzhia e Chernobyl e está se aproximando de um terceiro local - a usina nuclear do Sul da Ucrânia.

Há também usinas menores e locais de descarte radioativo que armazenam resíduos de operações de energia nuclear em toda a Ucrânia.

Em 27 de fevereiro, mísseis russos também atingiram o local de uma instalação de descarte de resíduos radioativos em Kiev.

A inspetoria nuclear da Ucrânia disse que nenhum vazamento de radiação foi relatado e que a planta não foi diretamente danificada.

O que acontece agora?

Por enquanto, as forças russas permitiram que a equipe ucraniana permanecesse na sala de controle de Zaporizhzhia para executar as operações.

Mas o diretor-geral da AIEA, Rafael Mariano Grossi, disse: "Estou extremamente preocupado que não saibamos como isso aconteceu - poderia ter sido dramático. Não devemos esperar que algo assim aconteça (de novo)".

Ele planeja viajar para a Ucrânia para negociar com as forças russas a operação segura de todas as usinas na Ucrânia.

Por que a Ucrânia precisa de energia nuclear?

A energia nuclear tornou-se cada vez mais importante para o abastecimento de energia da Ucrânia.

Em 2014, grupos separatistas apoiados pela Rússia assumiram o controle da grande região produtora de carvão de Donbas, no leste.

Antes disso, o carvão fornecia 41% da energia do país e o país procurou a energia nuclear e renovável para compensar essa escassez.

BBC Brasil

Em destaque

Tragédia em Sergipe: Rodovia cede e causa a morte de três pessoas

  Tragédia em Sergipe: Rodovia cede e causa a morte de três pessoas domingo, 12/01/2025 - 18h40 Por Redação Foto: Divulgação Pelo menos três...

Mais visitadas