Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, dezembro 14, 2019

Feliz Natal! Mais de 25% dos municípios precisam de recursos extras para pagar dezembro e 13º salário

Posted on 

Resultado de imagem para prefeituras sem recursos charges
Charge do Léo Correia (blog bocadura.com)
Eduardo RodriguesEstadão
Mais de um quarto das prefeituras brasileiras ainda não têm recursos para pagar a folha de dezembro do funcionalismo, incluindo o 13.º. Levantamento realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostra que 26,8% ainda dependem de receitas extras neste fim de ano para fechar a folha de dezembro.
Como mostrou o Estado, os prefeitos pedem ao presidente Jair Bolsonaro a antecipação de R$ 5,3 bilhões referentes ao bônus de assinatura pelo megaleilão do pré-sal. A expectativa é usar o recurso para bancar contribuições previdenciárias de novembro, dezembro e sobre o 13º salário dos funcionários públicos.
EM ATRASO – Para não deixarem de pagar o funcionalismo, as prefeituras têm adiado os repasses para fornecedores. A pesquisa mostra que 48,3% dos municípios estão com pagamentos atrasados, o que deve elevar a inscrição de restos a pagar dessas administrações para 2020.
A maioria dos municípios (67,5%), no entanto, garante que depositará em dia os salários de dezembro, enquanto 5,2% já admitem que os pagamentos do mês serão feitos com atraso.
Mas o 13º deve ser pago a tempo do Natal em quase todos os municípios. Segundo a pesquisa da CNM, 51,6% dos municípios pagarão a gratificação natalina em parcela única e desses, apenas 5,2% relataram dificuldades em realizar o depósito até o dia 20 deste mês.
EM PARCELAS – Na fatia (47,9%) das prefeituras que pagarão o 13.º em duas parcelas, 6,9% já admitem que vão atrasar o pagamento. 
Com isso, apenas 45,3% dos prefeitos garantiram que irão conseguir fechar as contas do município em 2019, enquanto 15,7% deles já jogaram a toalha sobre o resultado deste ano. Outros 37,8% disseram ainda que esperam o repasse de receitas extras para fazerem os cálculos sobre as contas deste exercício.
A pesquisa foi realizada entre os dias 6 de novembro e 12 de dezembro deste ano, com a participação de 4.618 prefeituras, 82,90% do total de 5.568 municípios.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Caramba! Ainda é grave a crise econômica do país, embora quem assista ao Jornal Nacional esteja recebendo uma visão açucarada da “retomada da economia”. A reportagem mostra que mais de 25% dos Estados dependem de recursos extras do governo federal, que não tem condições de socorrer ninguém. O texto omite também que muitos Estados estão atrasando os repasses aos municípios, o que significa que a situação pode virar uma bola de neve, se não já virou. Por fim, se 40% das prefeituras dependem de repasses extras para fechar as contas anuais, isso significa que vão fechar no vermelho. E como costuma perguntar o CN: Mas quem se interessa? (Marcelo Copelli)

Em destaque

Wall Street Journal diz que política trumpista é ‘a mais burra da história’

Publicado em 2 de fevereiro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Imprensa já perdeu a paciência com decisões de T...

Mais visitadas