Há flores por todos os lados
"Já em junho, começa a temporada dos ipês, as árvores mais conhecidas dos brasilienses. “As flores dos ipês são um cartão-postal de Brasília”, resume Raimundo.
Selfies
Atualmente, a cidade começa a ficar colorida de roxo, com flores que permanecem firmes pés até setembro. Mas o arco-íris começa a se formar em julho, quando entram em floração os ipês-amarelos. Depois vem o ipê-rosa – tonalidade um pouco mais clara que o roxo –, o branco e o verde. “Até outubro temos ipês florindo”, informa o diretor do Departamento de Parques e Jardins da Novacap.
Dependendo do clima, as espécies podem florir até duas vezes por ano.
Todo o DF tem em torno de 600 mil ipês, com maior concentração no Plano Piloto. Mas essas árvores também estão presentes na maioria das regiões administrativas. Embelezam o percurso dos motoristas que trafegam diariamente pelo Eixão Norte e Sul. Projetam sua beleza de longe, podendo ser avistadas nas quadras 404 e 216 da Asa Norte, na tesourinha da 114 Sul e na altura do Sesc da 504 Sul.
A secretária Bruna Aparecida, 28 anos, se diz apaixonada por uma alameda de ipês localizada na na frente da quadra 4 do Setor de Autarquias Sul. Funcionária da Receita Federal, que fica na quadra 3, ela passa todos os dias pelo local. Resultado: as flores são as grandes estrelas das suas redes sociais nesta época do ano. “E o bom é que eles vão mudando de cor”, valoriza a jovem. “É a época em que Brasília fica mais bonita.”
Raimundo Silva lembra ainda o fascínio que os ipês exercem nos turistas, que pedem mudas para levar para casa. “Agora mesmo recebemos a ligação de um turista pedindo a doação de uma muda de ipê porque ele ficou impressionado com a beleza da cidade”, conta. De acordo com a programação de plantio da Novacap, o DF vai receber mais 150 mil mudas de todas as espécies neste ano, sendo 25 mil de ipês. "
A título de informação copiei parte da matéria acima intitulada para informar a um amigo que trabalha na prefeitura, que ipê começa a florir em julho.