Recebi uma mensagem de um amigo onde ele dentre outras perguntas, indagou se corrupção mata mesmo?
Pediu para falar da corrupção em Jeremoabo do antes e do agora, inclusive pediu para falar se realmente existiu ou ainda existe corrupção na atual administração e no hospital municipal de Jeremoabo?
As perguntas são complexas e difícil de explicar, todavia, vamos tentar saber o que realmente é corrupção.
O Brasil é o 5º país mais corrupto do mundo segundo o índice de corrupção do Fórum Econômico Mundial, com nota de 2.1 em uma escala de 1 a 7 em que quanto maior a nota, maior a transparência da nação.
Qual o conceito de corrupção?
Segundo o Dicionário Priberam corrupção é:
- Ato ou efeito de corromper ou de se corromper;
- Alteração do estado ou das características originais de algo. (Adulteração);
- Comportamento desonesto, fraudulento ou ilegal que implica a troca de dinheiro, valores ou serviços em proveito próprio.
- [Figurado] Degradação moral. (Depravação, perversão);
- Sedução.
A ação de corromper também pode ser entendida como o resultado de subornar, dando dinheiro ou presentes para alguém em troca de benefícios especiais de interesse próprio.
Exemplos de Corrupção:
Favorecer alguém prejudicando outros;
Aceitar e solicitar recursos financeiros para obter um determinado serviço público, retirada de multas, etc.;
Desviar verbas públicas e/ou dinheiro destinado para um fim público;
Oferecer ou aceitar suborno;
Favorecer determinada empresa em licitação em troca de algo;
Favorecer políticos em troca de cargo público, assistência médica, cesta básica, etc.;
Omitir-se quando vir algo errado;
Até mesmo desviar recursos de um condomínio.
Atores da Corrupção:
Para que se configure a corrupção, são precisos no mínimo duas pessoas: o corruptor e o corrompido, mas em alguns casos estão presentes também: o sujeito conivente e o sujeito irresponsável.
Corruptor: aquele que propõe uma ação ilegal para benefício próprio, de amigos ou familiares, sabendo que está infringindo a lei.
Corrompido: aquele que aceita a execução da ação ilegal em troca de dinheiro, presentes ou outros serviços que lhe beneficiem. Este indivíduo também sabe que está infringindo a lei.
Conivente: é o indivíduo que sabe do ato de corrupção, mas não faz nada para evitá-lo, favorecendo o corruptor e o corrompido sem ganhar nada em troca. O sujeito conivente também pode ser atuado e acusado no crime de corrupção, segundo prevê o artigo 180 da Convenção Federal do Brasil.
Irresponsável: é alguém que normalmente está subordinado ao corrompido ou corruptor e executa ações ilegais por ordens de seus superiores, sem ao menos saber que esses atos são ilegais. O sujeito irresponsável age mais por amizade do que por profissionalismo.
Tipos de Corrupção:
A corrupção pode ser dividida em seis diferentes tipos, sendo eles corrupção intencional, necessária, ativa, passiva, preditiva e lateral. Abaixo você confere a definição de cada uma delas:
Corrupção intencional
Quando há o desejo de obter vantagens ilícitas, como o suborno.
Corrupção necessária
Quando alguém recorre à corrupção para agilizar processos e obter um serviço autorizado pela lei.
Corrupção Ativa
Ato de oferecer vantagem, qualquer tipo de benefício ou satisfação de vontade a um funcionário público, em troca de benefícios próprios ou de terceiros.
Corrupção Passiva
É caracterizada quando um Funcionário Público solicita ou recebe, para si ou para outros, vantagem indevida em troca de facilitações para o cidadão.
Corrupção Preditiva
É o mecanismo pelo qual agentes políticos podem ser corrompidos antes mesmo de serem eleitos.
Na corrupção preditiva, grupos de interesse, predominantemente econômicos, selam acordos com um ou com todos os candidatos competitivos através de pauta de compromissos e doações de campanha eleitoral, independentemente de tendência ideológica.
Corrupção Lateral
É o mecanismo pelo qual governantes municipais, estaduais e federais podem aliciar bancadas legislativas de partidos diversos para votar em projetos de interesse do mesmo.
Esta corrupção tem a característica singular de envolver somente agentes públicos, normalmente tendo como corruptor o poder executivo, corrompendo os legisladores.
Nota da redação deste Blog - Diante do acima exposto, será que de todos os candidatos oriundos de duas décadas atrás até os dias de hoje, existiu algum gestou que não tenha praticado corrupção?
Querer jogar tudo de mal feito que existiu e ainda existe na administração municipal de Jeremoabo, em Tista de Deda e Anabel, é querer tapar o sol com a peneira, é achar que em Jeremoabo só existe imbecil.
E dever e obrigação de todo cidadão ser honesto e como diz o nosso saudoso Dep. Ulysses Guimarães: