Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, abril 04, 2010

Vox Populi mostra Dilma empatada tecnicamente com Serra e desmente números do Datafolha

A pesquisa Vox Populi que acaba de ser divulgada no Jornal da Band, joga uma pá de cal na credibilidade do instituto Datafolha.

Segundo o Vox Populi, o ex-governador de São Paulo aparece com 34 por cento das intenções de voto, mesmo percentual de janeiro. A ex-ministra da Casa Civil Dilma Roussef, do PT, subiu quatro pontos percentuais e segue na segunda posição, com 31%. Como a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, a ministra Dilma Rousseff estaria tecnicamente empatada com o tucano José Serra.

O Vox Populi registra ainda 10% para Ciro Gomes e Marina Silva com 5%. Os votos nulos e brancos somam 7%, enquanto 13% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.

Durante esta semana, muito se comentou sobre os motivos do suposto crescimento em 9 pontos percentuais da diferença entre tucano José Serra e a ministra Dilma Rousseff, apontado na última pesquisa do Datafolha.

Nenhum fato político ocorreu neste tempo para explicar um crescimento tão desproporcional do candidato tucano, como nos quer fazer crer o Datafolha.

O fato é que o Datafolha é do grupo Folha de São Paulo, cuja executiva, Maria Judith Brito, declarou ao jornal O Globo que os “meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada”.

A pesquisa Vox Populi, divulgada hoje, traz o Datafolha para o meio de uma crise de credibilidade que gera uma desconfiança justificada com relação ao instituto. Afinal, o que teria feito Serra abrir uma frente de 9 pontos percentuais, como afirmou o Datafolha? A greve na educação e as imagens das agressões aos professores de São Paulo? A visita de Serra ao mineiro Aécio Neves? Ou a constatação de que o Rodoanel terá pouco impacto no trânsito de São Paulo?

O Recôncavo considera que o Datafolha deve uma explicação convincente ao país.

Por considerar que o Datafolha apresenta números não confiáveis, O Recôncavo não mais divulgará os números deste instituto, em respeito à verdade factual, à inteligência dos leitores e à democracia.

Esta decisão poderá ser revista, caso o Datafolha aponte motivos convincentes para tamanha disparidade nos números apresentados em sua pesquisa.

Por Charles Carmo

Fonte: O Recôncavo

Em destaque

Cobranças de Suposto Calote Marcam o Fim da Gestão de Deri do Paloma em Jeremoabo

  O último dia do mandato do prefeito Deri do Paloma em Jeremoabo não poderia passar sem mais uma polêmica. Desta vez, a questão envolve cob...

Mais visitadas