A vacinação contra a Gripe A está abaixo do esperado na Bahia, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (31) pelo Ministério da Saúde. A informação é da TV Bahia.
De acordo com o levantamento do Ministério, das 331.422 crianças de seis meses a dois anos de idade que deveriam ser vacinadas, só 48.368 foram imunizadas contra a H1N1. Entre as gestantes, o resultado foi ainda pior: das 286.997, só 21.668 procuraram os postos. Com estes números, a Bahia tem a terceira pior taxa de vacinação do Bahia, à frente somente de Roraima e Acre.
Para os médicos, um dos principais motivos da falta de procura pela vacina são as dúvidas sobre efeitos colaterais causados por ela, mas a coordenadora de imunização da Secretaria da Saúde, Patrícia Guirra, tranquiliza: 'A vacina é segura, tem alto poder de proteção e uma baixa possibilidade eventos adversos'.
A terceira etapa da vacinação começa na segunda (5)
Higiene
Segundo o infectologista Carlos Starling declarou ao Jornal Nacional, “A higienização, normal, com água e sabão, é suficiente pra evitar a transmissão do vírus”.
A higiene das mãos é um dos cuidados mais importantes para evitar a gripe. O vírus pode estar em qualquer lugar com o qual uma pessoa contaminada tenha tido contato. É só encostar e ele pode 'grudar' em você.
O vírus também se propaga no ar. Por isso, é preciso cuidado ao espirrar, tossir e ao usar um bebedouro.
Fonte: a Tarde