sábado, março 13, 2010

ula reconhecerá que foi alertado sobre mensalão

Folha de S.Paulo

BRASÍLIA -- Em resposta ao questionário do Ministério Público Federal que consta no processo do mensalão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconhecerá pela primeira vez que ouviu em março de 2005 do presidente do PTB, Roberto Jefferson, o alerta sobre a existência do esquema de compra de congressistas da base aliada.

Segundo a reportagem apurou, Lula responderá que não conhece pessoalmente o publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza, acusado de ser o operador do principal escândalo de corrupção do governo petista.

Lula repetirá a versão que já deu em conversas reservadas sobre Valério. Dirá que o publicitário nunca esteve na Granja do Torto, em resposta a uma pergunta específica sobre um suposto encontro.

O mensalão, que consistia na compra de apoio político no Congresso, foi revelado em uma entrevista de Roberto Jefferson, então deputado pelo PTB-RJ, à reportagem em junho de 2005.

Lula confirmará que ouvira de Jefferson o alerta em reunião no Palácio do Planalto na qual estavam Aldo Rebelo e Walfrido dos Mares Guia, à época ministros das Relações Institucionais e do Turismo, respectivamente; Arlindo Chinaglia, então líder do governo na Câmara, e José Múcio, na época líder do PTB.

O presidente afirmará que pediu a Aldo e Chinaglia uma investigação informal e que ambos responderam depois que a Câmara, por meio de sua Procuradoria, havia investigado a história e não obtivera provas do esquema.

Na primeira entrevista à reportagem, Roberto Jefferson afirmou que Lula chorou quando ele o alertou sobre o mensalão e que disse "não ser possível". Até hoje, o presidente evitou respostas sobre o assunto. Em entrevista concedida em outubro de 2007, ele afirmou: "Não comento Roberto Jefferson. Não merece que eu faça um comentário e é um direito meu dizer que não quero comentar".

O processo do mensalão tramita no STF (Supremo Tribunal Federal) e tem previsão de ser julgado em 2011. O Ministério Público fez 33 perguntas, algumas com subdivisões. As respostas deverão ser enviadas em breve à Justiça Federal de Brasília.
Fonte: Agora

Em destaque

TCM aponta má gestão em Jeremoabo

Matéria completa: portaldafeira.com.br https://www.portaldafeira.com.br/noticia/153979/tcm-aponta-ma-gestao-em-jeremoabo                  ht...

Mais visitadas