Segundo dados do indicador Serasa Experian de Cheques sem Fundos, Sergipe está em quinto lugar entre os estados com maior número de devoluções de cheques sem fundos. O indicador se refere ao último mês e foi lançando nesta quinta, 18, revela ainda que a quantidade de cheques devolvidos em 2010 é a menor dos últimos 13 anos.
Em fevereiro de 2010 foram retornados 1,607 milhão de cheques sem fundo no Brasil, o menor número absoluto desde março de 1997, mês no qual foram estornados 1,419 milhão de cheques de acordo com o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos.
Segundo os economistas da Serasa Experian, o menor número de cheques devolvidos é consequência do crescimento econômico, em especial o registrado a partir do segundo semestre do último ano, que vem aumentando os níveis de emprego e de renda da população.
Estes fatores são determinantes para a redução da inadimplência em todos os ângulos, inclusive cheques devolvidos. Ainda, deve ser considerada também a redução do uso do cheque como forma de pagamento e financiamento - o pré-datado -, tendo em vista a normalidade do mercado de crédito para o consumidor, o que também contribui para a redução do número de cheques devolvidos.
Pela segunda vez seguida em 2010, o Amapá lidera o ranking com o maior percentual de cheques devolvidos, com 13,59%, alta em relação aos 11,93% registrados em janeiro. Também pela segunda vez no ano, São Paulo é o estado com o menor percentual, 1,41%.
A Região Norte registrou o maior percentual de cheques devolvidos, 4,39%, e a Região Sudeste marcou o menor índice, 1,53%.
Fonte: Cinform