Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, março 01, 2009

Família brasileira muda, e separação entre pessoas de mais de 60 anos quintuplica em duas décadas

Se durante boa parte do século 20 o divórcio permaneceu como um tabu para a sociedade brasileira, hoje o fim do casamento é comum não só entre os mais jovens, mas também entre pessoas que permaneceram juntas por três ou até quatro décadas. Prova disso é o recente aumento do número de pedidos de separação entre pessoas acima dos 60 anos. De acordo com a pesquisa Estatísticas do Registro Civil, divulgada pelo IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 1987, foram contabilizados pouco mais de 3.700 divórcios envolvendo essa faixa etária. Duas décadas depois, o mesmo índice quase quintuplicou, totalizando 19.285, de acordo com o último levantamento do instituto. Sintoma de um tempo em que a máxima "até que a morte os separe" está em xeque para todas as gerações.

Segundo a psicanalista Mara Cristina Souza de Lucia, diretora da divisão de psicologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, para entender esse avanço, é preciso levar em consideração o surgimento de uma nova identidade para o idoso. "Hoje, as pessoas, independentemente da idade, não toleram mais permanecer vivendo frustrações e estão mais propensas a abrir mão do que não as satisfaz. Vivemos em um mundo em que todo mundo tem de ser feliz."
Fonte: Agora

Em destaque

ADMINISTRAÇÃO E FÉ NÃO SE MISTURAM, É CONSTITUCIONAL

Os festejos celebrados em junho: Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29) pela igreja católica, fazem referências aos nascimentos ...

Mais visitadas