Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, outubro 09, 2008

PF prende suspeitos de fraude milionária contra o INSS

Redação CORREIO
A Polícia Federal prendeu cinco pessoas acusadas de fazer parte de uma quadrilha especializada em fraudes contra o Ministério da Previdência Social. Eles são acusados de causar um prejuízo de mais de R$ 1 milhão de reais aos cofres públicos.
Durante a operação, batizada de 24 de janeiro, em referência ao dia do aposentado, foram apreendidos cerca de R$ 40 mil em espécie e cheques e ainda seis carros de luxo. As prisões foram efetuadas em caráter temporário, por cinco dias, período em que os acusados devem prestar depoimento.
A Polícia Federal informou que as investigações tiveram início há seis meses, quando foi descoberta a participação de um servidor do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no esquema de fraude. Ele é acusado de auxiliar os fraudadores a obterem benefícios como auxílio-doença para segurados que não contribuíram e por isso não tinham direito ao recebimento.
Seguindo orientações da quadrilha, pessoas entravam com pedidos de benefícios para incapacitados no INSS, que era negado. Depois, o funcionário da instituição que também fazia parte dos golpes tornava a situação destes pedidos regularizada, através do sistema. Quando o benefício saia, a quadrilha acompanhava os 'doentes' até o banco, onde sacavam o dinheiro – e ficava com boa parte da quantia. Outra maneira era quando 'somente o beneficiário recebia o auxílio e depois repassava à quadrilha uma parte', segundo nota da Polícia Federal.
Ainda segundo a PF, algumas vezes os cartões eram entregues aos próprios golpistas, que assim sacavam eles mesmos o dinheiro nos bancos. Toda a quantia obtida era repartida pela quadrilha. O servidor público ficava com a maior parte nesta divisão.
(Com informações da Agência Brasil)
Fonte: Correio da Bahia

Em destaque

Unicorp-TJBA: universidade avança em 2024 rumo ao interior com aberturas de polos avançados

  Foto: Divulgação Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus, Juazeiro, Porto Seguro, Luís Eduardo Magalhães e Salvador são as sedes do...

Mais visitadas