Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, maio 12, 2008

Exames laboratoriais realizados pelo celular

Paciente envia foto e médico analisa fluido a distância
Paulo Marcio Vaz
Cientistas do Brasil e dos EUA descobriram mais uma função para o telefone celular, desde que equipado com câmera fotográfica: a realização de exames de análise laboratorial a distância, isto é, sem a presença de um especialista no local onde se encontra o paciente. Segundo o pesquisador brasileiro Emanuel Carrilho, da USP, que participa do estudo em Harvard, a novidade é muito útil em países como o Brasil, sobretudo em áreas mais distantes, onde redes de celular podem chegar antes de laboratórios de análises clínicas.
– Este projeto está numa linha de pesquisa do professor George Whitesides, aqui de Harvard, que é produzir sistemas e métodos diagnósticos para o terceiro mundo. Sendo do Brasil, me identifiquei com o estudo – diz Carrilho.
Na fase da pesquisa que acaba de ser concluída e será publicada quinta-feira na revista quinzenal da American Chemical Society's Analytical Chemistry, por razões éticas, os testes tiveram de ser feitos com urina artificial, mas foram plenamente satisfatórios. Os cientistas conseguiram medir com precisão níveis de glicose e proteína, o que, numa situação real, podem diagnosticar doenças renais. O método se mostrou eficaz mesmo quando não se sabia o volume da amostra e até na presença de materiais estranhos como areia e serragem. Mas a melhor notícia é que o dispositivo poderá analisar outros fluidos biológicos, como saliva e lágrima, e até água e alimentos.
Além do aparelho com câmera de resolução média, como a maioria no mercado, é preciso apenas a utilização de um papel especial para coleta do fluido a ser analisado, cuja fabricação, de acordo com os pesquisadores, é simples e barata.
No caso da urina, ao ser coletada, ela se espalha pelo papel por diversas faixas sensíveis que mudam de cor a partir do contato com o fluido. O papel então é fotografado e a imagem enviada, via celular, para um computador em qualquer laboratório onde um especialista treinado possa realizar a análise, a partir apenas da coloração observada, com o auxílio do photoshop. O resultado então é transmitido de volta para o mesmo celular que enviou a foto.
Fonte: JB Online

Em destaque

VOCÊ SABIA QUE QUEIMAR LIXO, AINDA QUE EM PROPRIEDADES PARTICULARES, É CRIME?

Queimar lixo é uma prática comum em muitas regiões, mas é importante saber que, além de prejudicial ao meio ambiente e à saúde, também é con...

Mais visitadas